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Responda rรกpido: qual foi a melhor moto 125 cc do Brasil? Essa reposta mudarรก conforme os critรฉrios escolhidos, como consumo, facilidade de manutenรงรฃo ou custo benefรญcio. Mas um modelo nรฃo deve ser esquecido: a Agrale Super City foi um dos mais interessantes projetos do segmento, com visual moderno e motor de esportiva, com 34 cv de potรชncia e fรดlego para passar dos 150 km/h.

Super City, a icรดnica moto 125 de 34 cv

A Super City 125 parece um misto de modelos. Visual supermotard em uma mรกquina on-off-road e com toques esportivos. Sua essรชncia era o motor monocilรญndrico de 124 cc, dois tempos, com refrigeraรงรฃo lรญquida.

Contudo, a Cagiva dispunha da Super City em 3 modelos: 50, 75 e 125. Entretanto, a Super City 50 e 75 nรฃo vieram para o Brasil, somente a versรฃo de maior cilindrada. No mercado nacional, a moto desembarcou importada pela Agrale, em 1994.

moto 125 cagiva super city

Produzida pela Cagiva e importada pela parceira Agrale, a Super City รฉ uma das motos 125 mais interessantes que jรก aceleraram no Brasil

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Na รฉpoca, a gaรบcha Agrale utilizou seu acordo com a italiana Cagiva para nacionalizar a Super City. Como destacado, a motocicleta chegava com grande apelo ao seu motor que, aliรกs, utilizava o mesmo bloco da Cagiva Mito 125, uma versรฃo esportiva de dois tempos com ‘visual de Ducati’.

Mas atรฉ mesmo os cilindros do propulsor eram compartilhados entre a Mito e a City. Eram motos com 34 cv a 12.000 rpm e que chegavam tranquilamente a 150 km/h. Alguns diziam ainda que eram motos 125 capazes de atingir 180 km/h.

Independente da velocidade final, eram mรกquinas impressionantes. As diferenรงas entre os modelos ficaram mesmo por conta do estilo e, claro, conjunto com propostas distintas. E nesse quesito a Super City 125 era ainda mais exรณtica.

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Uma โ€œfunโ€ bike ร  frente do seu tempo

A City tinha como equipamentos padrรฃo assento duplo, bagageiro, painel de instrumentaรงรฃo analรณgico completo, guidรฃo largo e rodas de alumรญnio fundido escurecidas. Aliรกs, as rodas com trรชs raios derivam das primeiras Mito tambรฉmโ€ฆ

Essa motocicleta calรงava pneus radiais grandes de 110/70 ZR 17 na dianteira e 150/60 ZR 17 atrรกs. Tudo isso junto de garfo dianteiro telescรณpico e monoamortecedor ajustรกvel. Contudo, com curso de suspensรตes de moto trail. Ou seja, era uma supermoto, muito antes do nicho se popularizar por aqui…

moto 125 cagiva mito

O motor poderoso da Super City vinha de ninguรฉm menos que a Cagiva Mito, uma das mais icรดnicas motos 125 cc de dois tempos jรก produzidas. E passava dos 150 km/h

Era uma moto rรกpida e exรณtica. Estima-se que levava 7 segundos para atingir os 100 km/h. Tinha alta faixa de rotaรงรฃo e era equipada com uma transmissรฃo de sete velocidades. Segurando tudo isso, jรก tinha discos de freios grandes e nas duas rodas, com 320 mm na dianteira e 230 mm atrรกs.

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Jรก o tanque tinha capacidade para 14 litros de gasolina, o com a mรฉdia de 15 km por litro rendia a autonomia para aproximados 210 km. Ou seja, uma maluca mistura como muitos outros projetos vistos na categoria das โ€œfun bikeโ€ – ou motos de diversรฃo. Uma classe que existe atรฉ hoje, forte em mercados como a Europa, com lanรงamentos como a Ducati Hypermotard 698 Mono.

moto 125 boa รฉ a cagiva super city

Motor de 34 cv com arrefecimento a lรญquido, chassi em alumรญnio, ajustes nas suspensรตes. A Super City era uma moto muito ร  frente do mercado brasileiro de baixa cilindrada de 30 anos atrรกs

Veja tambรฉm:

Era a moto 125 mais rรกpida, mas ‘em segredo’ย 

A Super City 125 chegava com um pequeno logotipo da Agrale no tanque. E aqui no Brasil, apesar de potente, a marca brasileira nรฃo fazia questรฃo de propagandear o modelo como a moto 125 cc mais rรกpida do mercado. Isso por uma ‘razรฃo estratรฉgica’.

Proposta ‘motard’ da Super City ainda era quase desconhecida no Brasil de 1994. Alรฉm disso, preรงo elevado freou as vendas do modelo por aqui

No Brasil, as marcas se acostumaram a destacar a cilindrada das motos – que nรฃo faz muito sentido, afinal duas motos de 600 cc podem ter desempenhos absolutamente diferentes… veja as Yamaha R6 e XT 660 R, por exemplo. Para se distinguir, a Agrale apostou em divulgar a cavalaria de seus produtos. Assim surgiram as SXT 16.5 e Elefantre 27.5, em referรชncia ร  potรชncia gerada pelos seus motores. Portanto, divulgar a Super City como ‘a melhor moto 125’ iria contra a filosofia da empresa.

 

Super City virou raridade

Claro que tanto desempenho e tecnologia tinham seu preรงo. Cotada ainda em dรณlares, em 1994 a moto partia dos US$ 4.860 (mais de R$ 48 mil em conversรฃo atual direta, jรก corrigida a inflaรงรฃo). Um valor bem acima de produtos de marcas mais tradicionais, como Honda e Yamaha. Alรฉm disso, que explorava um mercado novo, das supermoto, ainda pouco compreendido pelo brasileiro. Desta forma, as vendas foram baixas e logo criou-se uma idolatria ao modelo. Hoje, uma raridade valiosa.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. รvido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]