Publicidade

A organiza‡Æo do Rally Paris-Dakar divulgou o roteiro detalhado da edi‡Æo 2004, que ter  a largada dia 1o de janeiro na cidade de Clermont Ferrand na Fran‡a.

Ao todo serÆo 11.052 quil“metros entre sete pa¡ses da Europa e µfrica: Fran‡a, Espanha, Marrocos, Mauritƒnia, Mali, Burkina Faso e Senegal, onde terminar  a competi‡Æo dia 18 de janeiro. Dos mais de 11 mil quil“metros, 5.628 serÆo cronometrados, as chamadas etapas “especiais”. O restante ‚ “deslocamento”, onde nÆo ‚ feita a tomada de tempo contra o rel¢gio.

Tamb‚m foram divulgadas curiosidades do roteiro. O dia mais longo ter  1.055 quil“metros (701 contra o rel¢gio), entre Tan Tan, no Marrocos, e Atar, na Mauritƒnia. J  a etapa cronometrada mais curta acontecer  no £ltimo dia de competi‡Æo, em Dakar, com apenas 30 quil“metros. O percurso ‚ mais longo que o da edi‡Æo anterior, tem etapas gigantescas e mesclar  todo tipo de terreno, como areia, dunas e savana.

a Equipe de Petrobras Lubrax intensificou a prepara‡Æo para a participa‡Æo no Dakar 2004. Jean Azevedo est  treinando no deserto do Atacama no Chile. Jean, conta com a companhia do chileno Carlo de Gavardo, piloto oficial da equipe KTM e campeÆo mundial de rali cross country.

Publicidade

Jean Azevedo destacou a importƒncia dos treinos no deserto. “ a primeira vez que tenho oportunidade de treinar em dunas grandes antes do Dakar. Essa ‚ minha desvantagem em rela‡Æo aos pilotos de ponta, que estÆo sempre participando de provas nos desertos da µfrica e dos Emirados µrabes”, afirmou o brasileiro, que conquistou o bicampeonato na categoria Production e o quinto lugar na classifica‡Æo geral no Dakar 2003. Em 2004 ele estar  correndo com uma moto KTM semi-oficial com motor de 700 cm3 lutando pelas primeiras coloca‡äes na classifica‡Æo geral.

Jean est  vivenciando um “mini-Dakar” no Chile. “A infra-estrutura montada aqui no deserto do Atacama ‚ como a do Dakar, mas em propor‡äes menores. Temos cozinheiros, mecƒnicos, barracas, geradores de energia e oficina m¢vel. Somos auto-suficientes, j  que Copiap¢, a cidade mais pr¢xima, fica a 100 quil“metros de distƒncia”, disse Jean em telefonema via sat‚lite com aparelho Nera.

Enquanto Jean treina nas areias chilenas, Klever Kolberg que correr  na com o navegador Lourival Roldan embarca nesta semana para a Alemanha, onde visitar  a sede da Ralliart, empresa respons vel pela prepara‡Æo do Mitsubishi Pajero Full da equipe Petrobras Lubrax. Em 2003 a dupla conquistou o terceiro lugar na categoria Super Production Diesel e a 13a coloca‡Æo na geral.

Al‚m do carro e da moto, a equipe Petrobras Lubrax conta ainda com o caminhÆo de Andr‚ Azevedo e dos checos Tomas Tomecek e Mira Martinec. O Tatra est  em fase final de prepara‡Æo e de testes na f brica da marca, na Rep£blica Checa. No ano passado, o trio foi vice-campeÆo da categoria Caminhäes.

Publicidade