Publicidade

Penedo_1_11_08

Penedo, bairro do município de Itatiaia, vai se transformar na capital dos motociclistas no final de semana de 14 a 16 de agosto, quando sedia o VI Encontro Internacional de Motociclistas, reunindo adeptos de todo o Brasil.

O evento, que acontece na área de lazer e esportes do Clube Finlândia, terá atrações para motociclistas, turistas e moradores da única colônia finlandesa do Brasil. A abertura do encontro acontece às 10h, com apresentação do DJ Fábio Lacerda. A partir das 16h, bandas musicais começam a se revezar no palco, animando ainda mais os participantes, incluindo a Banda Faixa Etária que faz a primeira apresentação com a produção completa. Na cidade, os motociclistas visitam as atrações turísticas e encantam os turistas com suas motocicletas.

penedo

Flagrante do evento de 2014 – arquivo

Publicidade

Há seis anos realizado em Penedo, o Encontro de Motociclistas já pertence ao calendário de eventos do município de Itatiaia. Para a secretaria de turismo, é um importante evento para a região, pois atrai muitos turistas, lotando a rede hoteleira em todo o município e também na região, que fica muito mais alegre e festiva, movimentando a economia.

Sobre Penedo – Penedo é o destino turístico mais eclético da região, com atração para crianças, casais, jovens e adultos. Com localização e natureza privilegiadas, o local é conhecido como a pequena Finlândia brasileira, preservando os aspectos da vila européia, herdado de seus fundadores nórdicos.

Embora possua trilhas e cachoeiras de tirar o fôlego por suas belezas, Penedo tem uma badalação discreta com bons restaurantes, atividades especiais para as crianças, como pesque e pague, passeios a cavalo e uma vida noturna com bares e casas de shows. Um dos destaques é a Casa do Papai Noel, instalada num dos shoppings da localidade e que atrai crianças e adultos que vão visitar o “bom velhinho”.

As fábricas de chocolate são uma tentação pelas delícias que produzem e atraem os clientes pelo aroma que exalam. Mas, em Penedo pode-se cair na tentação da gula, já que as caminhadas por trilhas e cachoeiras permitem o exagero à mesa. Os restaurantes também são atrações á parte, com destaque para os pratos preparados à base de truta, muito comum na região.

Publicidade

Atrativos

Cachoeira de Deus – Queda d’água no Rio das Pedras, com piscina natural no Alto Penedo. Acesso em trilha com pequena caminhada de 300m. Localizada próxima a Praça do Alto Penedo, ponto final dos ônibus urbanos.

Pico do Penedinho – 360° de vista do Bairro de Penedo, após pequena caminhada em ascensão, em sítio particular. Necessário autorização na Fábrica de Chocolate na Av. das Pedras c/ Rua Henry Bertell.

Cachoeira das Três Bacias – A primeira das cachoeiras formadas pelo Rio das Pedras, este nascendo no Parque Nacional do Itatiaia. Águas frias e transparentes é um convite aos aventureiros. Localizada no Alto Penedo adiante da Pousada Serra de Penedo.

Publicidade

Três Cachoeiras– Localizada do lado direito da Estrada das Três Cachoeiras. Local de bastante arborização, ideal para piqueniques. A mais visitada.

Clube Finlândia – Aqui ocorre o Baile Finlandês, onde se dança ao som de músicas variadas, que vão desde as típicas finlandesas– jenkka, letkis – passando por valsas, tangos, polcas e mazurcas, até chegar ao samba, pagode e ao rock – influência das novas gerações. As danças folclóricas são oriundas de diversas regiões da Finlândia.

Museu Eva Hilden da Cultura Finlandesa de Penedo – Seu acervo é composto de objetos trazidos da Finlândia, destacando-se entre eles: tapeçarias feitas em tear finlandês, bordados antigos e gravuras de regiões da Finlândia, livros, folhetos e mapas. Na recepção existem livros a venda contando a história dos finlandeses em Penedo, desde a chegada dos primeiros até os dias de hoje.

Casa de Pedra – Um colono finlandês construiu a casa para sua noiva finlandesa. O casamento foi feito por carta e ela veio para o Brasil. Quando chegou não gostou da casa e, como sentia muito calor, voltou para sua terra natal. Atualmente a casa pertence a uma entidade religiosa e sua visitação somente com permissão da entidade.

Separador_motos