Publicidade

Uma organização belga realizou uma pesquisa em segurança rodoviária. E o resultado é curioso. No estudo, foram destacados os 8 principais tipos de motociclistas. Confira qual o perfil de cada grupo e veja com qual você se identifica mais.

Há oito tipos de motociclistas!

Para conhecer melhor os motociclistas belgas, a organização de segurança rodoviária “Vias” analisou o universo dos condutores de duas rodas. No estudo, uma amostra representativa de 3 mil pessoas, com mais de 16 anos, foi entrevistada sobre o uso de motos. Sim, por lá é possível conduzir a partir desta idade, dependendo do tipo de veículo.

Assim como em demais países da Europa, na Bélgica o destaque de duas rodas nas cidades são os scooters

Veja também:

Publicidade

Pesquisa identifica tipos de condutores belgas: 

1 – O poupa de tempo: usa o veículo de duas rodas (especialmente scooter) para otimizar o tempo de viagem durante a “boa temporada” sem neve na estrada. (11,6%).

2 – O buscador de tempo para hobbies: no auge da vida familiar / viaja principalmente de carro e leva a moto para ganhar tempo em sua vida pessoal. Assim, motorizado de duas rodas busca fazer sobrar mais tempo para si mesmo (18,8%).

Motociclistas, pista

Clima hostil da Bélgica trás neve e gelo no inverno, cessando corridas e também a diminuindo a circulação de motos das estradas

3 – O motorizado: usa carro ou moto com frequência, passeia em todos os fins de semana, em todas as condições, em todos os ambientes, durante todo o ano. Está motorizado sempre que pode (9,5%).

Publicidade

4 – O motociclista de “coração”: usa a moto quando o tempo o permite, a fim de obter a boa sensação que o veículo trás. A motocicleta é usada igualmente como uma das alternativas para substituir viagens de carro (14,2%).

5 – O multicondutor: quer o melhor (incluindo a experiência) dentre as opções de carro ou moto, dependendo de suas necessidades. Assim, se for conveniente, usa a motocicleta (18,2%).

Motociclistas, scooter

Bélgica vive a onda dos modelos elétricos e sobre tudo das pequenas 50 cc

6 – O multimodal: existe também quem usa a moto, scooter, juntamente com outras alternativas de mobilidade, como ônibus, trens… Enfim, um perfil que busca sempre uma alternativa aos carros durante a boa temporada (11%).

Publicidade

7 – O piloto do dia a dia: usa principalmente um veículo de duas rodas motorizado, todos os dias, para qualquer tipo de necessidade e em todas as condições climáticas (7,5%).

8 – O experiente: este último grupo já andou de moto a maior parte de sua vida. Contudo, viaja hoje principalmente de carro e passeia de motocicleta somente em condições especiais (9,2%).

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]