Publicidade
Foto: Tio Tite

Foto: Tio Tite

Durante 5 anos ministrei o curso de pilotagem esportiva SpeedMaster, destinado aos donos de motos esportivas e sempre encerrava a aula com um discurso improvisado, mas que reescrevo agora a todos vocˆs como uma mensagem de final de ano.

Os senhores estÆo formados no curso de pilotagem esportiva. Agrade‡o a todos que passaram esses dois dias aprendendo a domar suas motos com mais de 100 cavalos. Agora vocˆs estÆo mais preparados para enfrentar as estradas e curtir o enorme prazer que ‚ pilotar essas motos. Por‚m, antes de encerrar, gostaria de alertar a todos que a tenta‡Æo da velocidade ‚ muito forte. Todos os finais de semana vemos motociclistas montados em suas esportivas tirando racha nas estradas desse enorme Brasil. Vocˆs tamb‚m passarÆo por isso, porque ‚ inacredit vel que o dono de uma moto de 100, 150 ou 200 cavalos queira apenas rodar dentro dos limites de velocidade. Quando chegar essa tenta‡Æo pense nesses dois dias de aula.

Pense que al‚m de vocˆ, outras pessoas estÆo circulando na mesma estrada, na mesma hora e lugar e que podem nÆo gostar tanto assim de velocidade. Pense que a sua velocidade pode ser prazerosa, mas que os outros motoristas … sua volta nÆo conseguem interpretar a sua velocidade da mesma forma. Pense que vocˆ precisa espa‡o para frenagem segura e que essa distƒncia aumenta de acordo com a sua velocidade. E que a equa‡Æo espa‡o x tempo funciona nÆo s¢ para correr, mas tamb‚m para frear. Pense que sua moto tem limita‡äes, vocˆ tem limita‡äes e a estrada tamb‚m tem as limita‡äes. Pense que os tombos e acidentes sÆo provocados por excesso de confian‡a, excesso de exibicionismo e falta de bom senso!

Publicidade

Pense na sua moto. Nos caminhos que vocˆ teve de percorrer at‚ chegar … SUA moto. Que pode nÆo ser a mais nova, ou a mais r pida, ou nem mesmo a mais bonita, mas ‚ a SUA moto e que ‚ a razÆo de vocˆ estar aqui nesse curso. Pense em todo esfor‡o para chegar at‚ essa moto e que ela pode desaparecer como um sonho bom ao despertar.

Sobretudo, pense na VIDA! Pense nesse milagre que ‚ a vida. Na SUA vida e como ela influencia na vida de outras pessoas, especialmente as pessoas que te amam. Pense em quem te trouxe … vida, em todos os esfor‡os que pai e mÆe fazem e sempre farÆo para melhorar e garantir a SUA vida. Pense no amor incondicional de mÆe e pai. Pense na sua infƒncia, no cheiro de bolo em casa, na ansiedade que o mˆs de dezembro trazia e ainda traz. Pense nos filhos, se os tˆm ou se quiser tˆ-los um dia. Pense que os filhos te olham como se vocˆ fosse a pessoa mais importante da vida deles. Pense nas broncas e carinhos de mÆe com a mesma intensidade que pode pensar no amor estampado nos olhos brilhantes de seu filho. Pense em TODA a sua fam¡lia.

Pense na vida e na natureza. No cheiro de terra molhada depois da chuva. No c‚u azul, no canto dos p ssaros e todos os sons da natureza. Nas  rvores que vocˆ plantou ou plantar . No p“r de sol, no cheiro de maresia, no seu primeiro banho de mar. Pense nos amigos que vocˆ fez at‚ hoje e que naqueles que ainda vai conhecer. E que eles tamb‚m sentem sua falta. Mas tamb‚m pense nos seus inimigos e como eles ficarÆo felizes com seu desaparecimento. NÆo dˆ esse gosto a eles.

Pense no amor. NÆo no amor pasteurizado que Hollywood quer nos empurrar goela abaixo, mas no amor tÆo verdadeiro e sincero que nem vocˆ mesmo sabe que sente. Na lembran‡a do primeiro beijo. Nas alegrias e frustra‡äes que j  passou em nome do amor. Pense simplesmente no amor. E que o amor pode estar nas coisas e gestos mais simples, que talvez vocˆ nem tenha percebido ainda.

Publicidade

Pense em Deus. Seja qual for sua religiÆo, ou o nome que vocˆ dˆ a Ele. Pense que por tr s de sua cria‡Æo sempre existiu uma orienta‡Æo religiosa que te trouxe e guiou at‚ hoje. Pense na f‚ – ou na falta dela – nas horas mais dif¡ceis da sua VIDA e que at‚ nos momentos em que essa f‚ parecia escorrer pelos dedos vocˆ superou as dificuldades. Pense que Ele te deu a VIDA e esse ‚ um bem sagrado. Ningu‚m mais tem o direito de tir -la, nem mesmo vocˆ. Pense no respeito … vida como se respeitasse ao seu Deus.

Mas acima de tudo e principalmente pense que vocˆ me pagou com cheque pr‚-datado e se vocˆ se arrebentar, seu mala, vou te cobrar at‚ no inferno!!!

Pense em um Feliz Natal e em 2007 quero ver vocˆ aqui no Motonline!