Publicidade

Piloto paranaense vive expectativa de Rally Piocerá 2009

O paranaense da cidade de Londrina, Péricles Dutra deixará a marca dos pneus de sua moto, ao longo de mais de 5600 km (ida e volta) onde deixará Londrina com destino ao Piauí. O motivo é simples: o piloto vai participar do maior enduro de regularidade do Brasil, o Rally Piocerá 2009. Ele concorrerá na categoria over na prova de regularidade. Em 2009, o piloto garante correr para tentar o bi-campeonato em sua segunda participação do enduro. O Piocerá terá início dos dias 26 a 31 de janeiro em trilhas do Piauí e Ceará.

Péricles Dutra começou a correr a quatro anos atrás. Em 2004, como uma forma de relaxar devido ao forte ritmo de trabalho, começou a praticar o esporte. Desde então, a paixão por esportes radicais e fortes emoções, passou a ser a tônica desse esportista que encontrou na direção de uma moto, uma opção de lazer, descontração, além de disputas off road que lhe conferiram o título de campeão sul brasileiro de 2007, vice campeão 2008 e ainda bi-campeão Eriton Motos 2006/2007. Seguindo o exemplo do pai, seus dois filhos também concorrem na regularidade, sendo que o mais novo de 16 anos, disputa na categoria Junior e o mais velho, de 20 anos, já concorre para a categoria máster.

Ao longo de quatro anos de competições, Dutra já encarou vários desafios. ‘Participo de várias competições, algumas etapas do brasileiro, todas do paranaense, cerapió e quatro anos seguidos do independência. De um modo geral, sempre nos deparamos com uma outra etapa mais difícil. Devo destacar a etapa brasileira em Guarapuava, que foi muito difícil onde fui ao meu limite. O primeiro dia do Cerapió e o ainda o segundo dia da Independência na Região de São Tomé das Letras foram bastante desafiadores e difíceis, mas o desafio para mim é a prova de longa duração, como e Cerapió e o Independência, onde exige um bom preparo físico e também mental’, afirmou.

Publicidade

Com relação ao Piocerá, Dutra afirmou que ‘para correr numa competição como o Piocerá, é necessário preparo físico e este é o principal fator para vencer a competição. Além disso, precisa ter também paixão pelo esporte e, como falo para meus filhos, esse é um esporte que lapida o caráter e a determinação de seus participantes, pois às vezes, a trilha vai ficando pesada’.

Para participar da competição e garantir o primeiro lugar no podium, ele se exercita durante todo o ano, faz academia três vezes por semana com corridas de 5 km cada dia e ainda treina participando do Enduro Paranaense e Copa Eriton Motos local. Com tanta dedicação e esforço, Péricles Dutra garante que vai lutar pelo título de campeão e fazer a diferença no Piocerá.

‘É fundamental que o piloto estreante tenha determinação, tranqüilidade e concentração. Provas de enduro não ganha apenas aquele que anda forte, mas sim aquele que durante a prova mantiver a concentração, pois o enduro prega muitas peças em seus participantes e ainda é importante um bom equipamento e preparo físico’, aconselhou.

Mais informações: (86) 9408-9551/ (86) 9988-5050

Publicidade