Publicidade

A Suzuki pretende fabricar 10 vezes mais motos no Brasil! A expectativa foi divulgada pela representante oficial da marca, a J. Toledo Suzuki Motos do Brasil, e considera também as demais marcas do grupo JTZ. Confira o que a empresa planeja para o mercado nacional nos próximos anos.

Suzuki quer fabricar 10x mais motos no Brasil

A  J. Toledo Suzuki Motos do Brasil e a JTZ Motos planejam chegar à marca de 20 mil unidades produzidas por mês nos próximos cinco anos. O grupo é responsável pelas motos da marca japonesa Suzuki. Enquanto, a JTZ representa as marcas Haojue, Zontes, Kymco.

motos suzuki na fábrica manaus

Atualmente as marcas do grupo JTZ produzem 1.900 mil motos por mês. Expectativa é fazer este número saltar para 20.000 nos próximos 5 anos

Se esta expectativa se confirmar, o grupo terá um aumento de 10 vezes na produção! Neste ano de 2023, a média mensal das empresas tem sido de 1.908 motos/mês – segundo a Abraciclo, representante brasileira das fabricantes de motocicletas e bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus.

Publicidade

Essa expectativa de aumento foi revelada pelo presidente da empresa, João Toledo, durante visita da equipe da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), ao polo fabril da marca em Manaus (AM).

joão toledo na fábrica da suzuki

Expectativa de aumento foi divulgada pelo presidente da empresa, João Toledo (a direita em azul)

Atualmente, a planta da J. Toledo e JTZ em Manaus abrange uma área de 268 mil metros quadrados, divididos em três galpões: um destinado à produção de motocicletas e dois para operações logísticas. Um projeto que emprega 280 funcionários.

Veja também:

Publicidade

Mercado aquecido 

No acumulado dos oito primeiros meses de 2023, a produção brasileira de motos supera a marca de 1 milhão de unidades fabricadas. O número representa uma alta de 14% sobre o mesmo período de 2022, quando foram 921.921 motocicletas.

A Suzuki é a representante da alta cilindrada dentro do grupo JTZ. Já a marca de maior volume é a Haojue, responsável por 84% da produção atual (14.597 unidades em 2023)

Mas não para por aí. A Abraciclo estima que a produção deve alcançar 1.560.000 unidades até o final de 2023, alta de 10,4% na comparação com o ano passado. Além disso, curiosamente, os licenciamentos de motocicletas de média cilindrada registraram o maior crescimento porcentual, volume 32,9% superior em relação a 2022. Por fim, a estimativa da Abraciclo é fechar o ano com 1.511.000 motocicletas licenciadas, uma alta de 10,9% na comparação com 2022.

Publicidade
Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]