Proteção para ciclistas e motociclistas

Proteção para ciclistas e motociclistas

Proteção para ciclistas e motociclistas

Cintos e air bags vêm protegendo motoristas desde respectivamente as décadas de 50 e 80 do século passado.

Ciclistas e motociclistas são muito mais vulneráveis do que seus colegas de estrada, mesmo levando-se em conta o lançamento de equipamentos como a jaqueta Hit-Air Jacket e o airbag para motocicletas da Honda.

Agora as designers suecas Anna Haupt e Terese Alstin projetaram um airbag-colarinho chamado Hövding (chefe de grupo em sueco), usado ao redor do pescoço e que infla totalmente em um décimo de segundo graças a um gerador de gás embutido. O airbag é comandado por acelerômetros e girômetros, que num acidente detectam -movimentos anormais-.

Para garantir que o airbag não infla durante uma pilotagem normal, as designers estudaram os movimentos típicos de um grande número de ciclistas e motociclistas durante vários anos seguidos. Ensaios em laboratório com bonecos antropométricos e antropomórficos reproduzindo mulheres e homens em acidentes fatais, além de ensaios com stunt riders (ciclistas e motociclistas profissionais de demonstração), foram feitos durante esses anos – e os dados coletados formaram a base de um método matemático patenteado que consegue distinguir movimentos normais e anormais que ocorrem num acidente. As designers apontam para o fato de que o airbag não funciona no caso de alguma coisa cair sobre a cabeça do usuário.

O sistema de airbag vem numa armação de tecido a prova d`água, removível com zíper e disponível numa variedade de estilos para permitir que o usuário misture o desenho da armação com o da sua roupa de momento. O peso do colarinho é distribuído igualmente nos ombros, mas mais pesado nas costas.

Um botão on-off no puxador do zíper indica se o Hövding está ligado ou não, assim como o nível de carga da bateria. Um bip soa quando a bateria está quase vazia, aumentando sua freqüência de aviso até que tenha sido recarregada. Uma -caixa preta- guarda 10 segundos de dados de movimento do usuário logo antes e durante o acidente. Ao ser inflado, o airbag protege totalmente o rosto. O Hövding custa 2498 krona suecos, cerca de US$ 380 em seu país de origem, e cerca de US$ 455 no Europa do norte.


José Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de veículos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania. É editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de redação da revista Carga & Transporte.