Publicidade

Sua moto pode ganhar um airbag em breve! Uma empresa promete popularizar o recurso de segurança através do desenvolvimento de modelos universais, que podem ser aplicados em diversos tipos, tamanhos e marcas de motos – inclusive, no vídeo abaixo é usada uma pequena Yamaha Fazer 150. É um ambicioso projeto que quer ganhar forma em 2025.

Moto também poderá ter airbag

No mundo das motocicletas, a Honda foi a primeira fabricante de motos do mundo a equipar uma moto de série com airbag. Quem recebeu a tecnologia foi a touring Gold Wing, lá em 2006…

A Gold Wing 2006 foi a primeira moto do mundo a ter airbag

No entanto, ao contrário dos carros – onde é obrigatório – até hoje esse item de segurança é um acessório restrito a modelos de motos de luxo. Porém, a Autoliv, empresa sueca especializada em sistemas de segurança, anunciou que pretende comercializar o primeiro airbag universal para motos.

Publicidade

Trata-se de um projeto ambicioso e escalado para entrar no mercado mundial dentro de apenas dois anos. A ideia da fabricante é criar um sistema integrado para qualquer tipo de motocicleta. E, claro, a busca principal é reduzir as contusões em caso de colisão frontal.

 

Veja também:

Publicidade

Como vai funcionar?

A Autoliv apresenta ter realizado extensas simulações virtuais e testes de colisão, que mostraram que uma moto com airbag, em uma colisão frontal, pode ter reduzido o risco de ferimentos na cabeça, pescoço e tórax. A ideia até foi mostrada em uma instalação exibida no estande da marca na feira de motocicletas EICMA 2022, em Milão.

O equipamento da Autoliv trata-se de um sistema de airbag completo. O equipamento atrelado a moto conta com sensores de colisão – com uma unidade de controle (ECU) incluindo algoritmo próprio. A partir desses dados, o airbag, equipado com gerador de gás, pode se encher em caso de impacto.

Autoliv promete lançar novidade até 2025

Paralelamente, a empresa diz estar trabalhando com a MIROS, a autoridade reguladora de segurança de referência na Ásia. A ideia também é identificar como a segurança dos motociclistas pode ser melhorada, independentemente de quão bem o condutor esteja equipado.

Publicidade

Até o momento, estimativa de preço e mercado onde estará disponível a novidade, ainda não foram divulgados.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]