Publicidade

Após meses de espera, pilotos, equipas, fãs e espectadores do MotoGP™ vão finalmente saciar os seus apetites com a acção a começar no Commercialbank Grande Prémio do Qatar, primeira prova do Campeonato do Mundo de MotoGP™ de 2012 já a partir desta quinta-feira. A primeira sessão de treinos da campanha colocará ponto final nos 152 dias de espera desde a última corrida da época de 2011 em Valência, em Novembro passado, após intrigante pré-época que só ajudou a tornar a espera pelo início das corridas ainda mais longa.

São duas as grandes alterações à categoria rainha que ajudaram a aumentar a expectativa antes do início desta nova era do MotoGP™: a introdução das 1000cc, em substituição das anteriores 800cc, e a estreia das novas Claiming Rule Teams, que farão correr nove dos 21 pilotos da grelha.

A ajudar ao espectáculo da primeira corrida do ano no Qatar estarão as luzes artificiais do traçado e o piloto que se tem destacado no Circuito Internacional de Losail nos últimos anos, Casey Stoner. O Campeão do Mundo de 2011, que foi o mais rápido no último Teste em Jerez há menos de duas semanas, venceu o GP nocturno em quatro das últimas cinco edições, incluindo o ano passado. O seu companheiro de equipa na Repsol Honda, Dani Pedrosa, também esteve em grande forma na pré-época e foram precisamente estes dois que partilharam as vitórias nas últimas quatro rondas do ano passado. Um triunfo para qualquer um deles, ou qualquer outro piloto Honda, no Qatar daria ao construtor a maior sequência de vitórias desde 2003.

Grande parte do burburinho da pré-época deveu-se à prestação da M1 e a dupla da Yamaha Factory Racing, Jorge Lorenzo e Ben Spies, impressionou muito com os progressos conseguidos com o seu protótipo. O Campeão de 2011, Lorenzo, foi segundo na corrida do ano passado no Qatar, enquanto Spies estará em busca do primeiro pódio na pista, isto com ambos apostados em converter as promissoras demonstrações da pré-época em grandes resultados.

Publicidade

A terceira formação de fábrica na grelha desta temporada será a Ducati Team, mais uma formação que trabalhou de forma incansável nos últimos cinco meses para melhorar o seu pacote. Os pilotos Valentino Rossi e Nicky Hayden esperam melhorar muito os seus resultados ao longo de 2012 enquanto continuam concentrados no projecto do construtor italiano e apostados em desafiar as outras duas formações oficiais.

Com seis pilotos de fábrica a continuarem nas equipas em que rodaram no ano passado, as mudanças deram-se noutros sítios. Andrea Dovizioso entra para Monster Yamaha Tech 3, iniciando assim novo capítulo na sua carreira, agora ao lado do britânico Cal Crutchlow que embarca na segunda campanha com a equipa satélite. A prestação de Crutchlow durante a pré-época deu mostras do que se espera ser uma segunda época mais forte.

Outra mudança é a de Álvaro Bautista, que se junta à San Carlo Honda Gresini Team, e o espanhol contará com a companhia do estreante na categoria rainha e Campeão do Mundo de Moto2 de 2011 Stefan Bradl aos comandos de uma RC213V, se bem que este último a defender as cores da LCR Honda em 2012. Aos comandos de uma Desmosedici continuarão Héctor Barberá (Pramac Racing) e Karel Abraham (Cardion AB Motoracing).

Muito se analisou o desenvolvimento dos projectos CRT, mas a verdadeira avaliação surgirá no Qatar, onde pilotos experientes e novas caras vão competir entre si. Randy de Puniet (Power Electronics Aspar) e Colin Edwards (NGM Mobile Forward Racing) contam com 15 épocas de conhecimento de MotoGP™ entre si e o gaulês foi o mais rápido das CRT com a sua Aprilia no Teste de Jerez no final de Março.

Publicidade

Aleix Espargaró junta-se a De Puniet na Power Electronics Aspar Team naquele que é o seu regresso à categoria rainha depois de uma época na Moto2™ e outro piloto já com experiência no MotoGP™ é o britânico James Ellison, que vai rodar pela Paul Bird Motorsport depois de cinco anos de ausência do Campeonato do Mundo.

Enquanto isso, há três pilotos a estrearem-se na categoria rainha e provenientes da Moto2™: Michele Pirro (San Carlo Honda Gresini), Mattia Pasini (Speed Master) e Yonny Hernández (Avintia Blusens). Pirro venceu a sua última corrida na categoria intermédia antes de fazer a mudança.

O companheiro de equipa de Hernández na Avintia Blusens será Iván Silva, que já conta com experiência prévia no MotoGP™, e Danilo Petrucci (Came Iodaracing Project) fará a sua estreia no Campeonato do Mundo no Qatar.

Antes da acção começar Crutchlow e Barberá vão participar no pré-evento oficial do GP na tarde de quinta-feira, quando experimentarem alguns jet-skis em Doha.

Publicidade

O Commercialbank Grande Prémio do Qatar tem um formato diferente das restantes 17 provas da época, estendendo-se ao longo de quatro dias de 5 a 8 de Abril. A primeira sessão de treinos de MotoGP™ tem início pelas 19h55 locais de quinta-feira, com a corrida marcada para as 22 horas locais de domingo.