Publicidade

Sertoes2014_logo

O líder Jean Azevedo (Equipe Honda Mobil), ganhou um novo concorrente pelo título das motos no Rally dos Sertões 2015. Isso porque seu conterrâneo de São José dos Campos (SP), Ramon Sacilotti (Kawasaki Sacilotti Team) comandou a terceira etapa da prova, que ocorreu nesta terça-feira (4), entre Itumbiara (GO) e São Simão (GO), e deu nova emoção à corrida.

Sacilotti venceu o trecho de 503,37 quilômetros, sendo 295,05 km de especial, com o tempo de 2h59min36s, e diminuiu em quase três minutos a vantagem do líder no acumulado.  Gregório Caselani (Bike Box) foi segundo, seguido de Jean Azevedo em terceiro, o francês Adrien Metge (Equipe Honda Mobil) em quarto e Guilherme Cascaes (Yamaha Grupo Geração) fechando o Top 5 do dia.

Ramon Sacilotti vencedor da 3ª etapa do Sertões 2015 - foto:  Marcelo Machado /Foto Arena

Ramon Sacilotti vencedor da 3ª etapa do Sertões 2015 – foto: Marcelo Machado/Foto Arena

Publicidade

Vencedor do dia também na Super Production, Sacilotti gostou da especial, principalmente por ter reunido variações de terreno, e logicamente por sua performance. “A especial de hoje foi típica de Sertões, mesclando todo tipo de terreno, com um pedaço travado e outros de alta. Consegui imprimir um ritmo legal e assumir a segunda colocação”, destaca Ramon Sacilotti, que com o resultado está 3min47s atrás de Jean Azevedo.

Por falar no pentacampeão do Rally Sertões, ele não teve um dos melhores dias. Mas o desempenho tem uma explicação. Jean quase se chocou com um caminhão durante a especial, fato que o fez perder a concentração durante o restante do percurso. “Hoje o dia foi bem difícil para mim, subimos uma serra e passamos por algumas plantações. Na descida, em um lugar travado, peguei um caminhão de frente e passei um susto. Depois, tive que abrir três porteiras. Não consegui mais me concentrar na prova. Agora é colocar a cabeça no lugar, voltar a ter confiança, pois ainda faltam quatro dias”, conta Jean.

Gregório Caselani foi a surpresa do dia, conquistando a segunda posição - foto: Donizetti Castilho/Foto Arena

Gregório Caselani foi a surpresa do dia, conquistando a segunda posição – foto: Donizetti Castilho/Foto Arena

Quem celebrou foi Gregório Caselani. O piloto natural de Caxias do Sul (RS) terminou em segundo, quase dois minutos atrás de Sacilotti. “Fiz um baita resultado. Tive problemas ontem com o equipamento de navegação e elétrico, tinha também caído lá para trás. Hoje dei uma retomada, devo recuperar boas posições”, comemora o gaúcho, que na classificação geral é o quarto colocado.

Publicidade

Para os catarinenses da Yamaha, Ricardo Martins e Daniel Crema, o dia foi bem mais difícil. Nenhum deles completou a prova. Crema sofreu uma queda leve, mas a moto caiu em cima de seu pé, e há suspeita de fratura no tornozelo. Já Martins enfrentou uma batalha com a corrente da motocicleta, que insistiu em arrebentar diversas vezes até danificar o bloco do motor. “Fiquei parado no quilômetro 378. A corrente arrebentou algumas vezes, eu arrumei, mas na última vez que ela quebrou, ela bateu no bloco do motor e acabou com meu dia. Mas vou arrumar e amanhã (quarta-feira) sigo no Rally. Quero completar e terminar de desenvolver alguns detalhes na moto”, diz Martins.

Resumo de como foi a 3ª etapa – 04/08
Percurso: Itumbiara (GO) – São Simão (GO)
Deslocamento inicial: 143 km
Trecho cronometrado: 295,05 km
Deslocamento final: 65,32 km
Total do dia: 503,37 km

Descrição: Esta etapa começou subindo uma serra muito estreita e sinuosa, seguindo por estradas com lombas e lombadas de todos os tamanhos. A prova ficou travada e sinuosa com pequenos trechos de Trial e voltou para uma área agrícola onde a velocidade aumentou relativamente. Foram contornadas grandes lavouras de cana-de-açúcar com um piso misto de piçarra e areia. A especial seguiu em estradas menores de cascalho até o final.

Resultado da terceira etapa – motos
1º – Ramon Sacilotti #2 2h59min36s
2º – Gregório Caselani #6 +1min37s
3º – Jean Azevedo #1 +2min48s
4º – Adrien Metge #9 +4min42s
5º – Guilherme Cascaes #7 +5min10s

Publicidade

Nesta quarta-feira (5), os competidores partem para o Mato Grosso do Sul, segundo estado a ser desbravado pelo Rally dos Sertões 2015.

Como será a 4ª etapa – 05/08
Percurso: São Simão (GO) – Três Lagoas (MS)
Deslocamento inicial: 147,13 km
Trecho cronometrado: 240,06 km
Deslocamento final: 39,59 km
Total do dia: 426,78 km

Descrição da 4ª etapa: O Rally dos Sertões deixa o estado de Goiás e entra no Mato Grosso do Sul, que pela primeira vez faz parte do roteiro. A etapa começa em estradas de piçarra e cascalho em uma região com muitos mata-burros, lombas e lombadas. A prova atravessa uma região canavieira e segue por estradas de fazenda com pequenos trechos de trial. Os competidores entram em uma região de reflorestamento com um piso arenoso e assim segue até o final da especial. Nesta etapa, haverá todos os tipos de piso: cascalho, piçarra e areia.

Acumulado das motos após três etapas
1º – Jean Azevedo #1 6h36min10s
2º – Ramon Sacilotti #2 +3min47s
3º – Adrien Metge #9 +7min06s
4º – Gregório Caselani #6 +11min16s
5º – Guilherme Cascaes #7 +11min25s

Logo_Sertoes_200x150Etapas restantes do Rally dos Sertões 2015:

4ª etapa – 05/08
Percurso: São Simão (GO) – Três Lagoas (MS)
Deslocamento inicial: 147,13 km
Trecho cronometrado: 240,06 km
Deslocamento final: 39,59 km
Total do dia: 426,78 km

O Rally dos Sertões deixa o estado de Goiás e entra no Mato Grosso do Sul, que pela primeira vez faz parte do roteiro. A etapa começa em estradas de piçarra e cascalho em uma região com muitos mata-burros, lombas e lombadas. A prova atravessa uma região canavieira e segue por estradas de fazenda com pequenos trechos de trial. Os competidores entram em uma região de reflorestamento com um piso arenoso e assim segue até o final da especial. Nesta etapa, haverá todos os tipos de piso: cascalho, piçarra e areia.

5ª etapa – 06/08
Percurso: Maratona – Três Lagoas (MS) – Euclides da Cunha Paulista (SP)
Deslocamento inicial: 142,06 km
Trecho cronometrado: 291,16 km
Deslocamento final: 154,04 km
Total do dia: 587,26 km

Logo no início dessa especial, muitas lombas e lombadas seguindo por estradas estreitas com longas retas. O piso predominante continua sendo de piçarra com pequenos trechos de areia. Nos últimos 40 quilômetros, a prova fica sinuosa e rápida e segue em um piso arenoso até o final da especial.

6ª etapa – 07/08
Percurso: Euclides da Cunha Paulista (SP) – Umuarama (PR)
Deslocamento inicial: 26,96 km
Trecho cronometrado: 199,32 km
Deslocamento final: 89,84 km
Total do dia: 316,12 km

Após uma travessia de balsa, o rali entra pela primeira vez no estado do Paraná. A especial começa em uma região canavieira bem travada e sinuosa, exigindo muita concentração e navegação. Piso de terra vermelha e trechos arenosos alternados predominam nessa etapa. A prova segue por estradas menores com muitas retas e lombas. Na última parte, o trecho volta a ficar travado e sinuoso, entrando novamente em canaviais. Daí, os competidores seguem por longas retas até o final da especial.

7ª etapa – 08/08
Percurso: Umuarama (PR) – Foz do Iguaçu (PR)
Deslocamento inicial: 200,56 km
Trecho cronometrado: 120,54 km
Deslocamento final: 25,05 km
Total do dia: 346,15 km

Após um longo deslocamento por rodovias, cruzando belas cidades do Paraná, o Rally dos Sertões chega à última especial da prova. Começa em estilo de WRC (Campeonato Mundial de Rally). Rápida com trechos sinuosos, em um piso de cascalho bem escorregadio e traiçoeiro, alternando com trechos de terra vermelha. Os competidores entram em uma zona agrícola, cruzando pequenas propriedades e passando por trechos calçados com pedras. É sem dúvida a especial mais rápida do rali. Na última parte, a prova volta a ficar sinuosa em estradas de terra vermelha, seguindo assim até o final em Foz do Iguaçu.

RallySertoes_roteiro_09_04

Confira o resumo das etapas anteriores:
– 1/8 –
Prólogo
– 2/8 – Primeira etapa

– 3/8 – Segunda etapa

Separador_motos