Publicidade

Rossi conquista sexto título de MotoGP com vitória em Motegi

A vitória no A-Style Grande Prémio do Japão permitiu a Valentino Rossi conquistar o seu sexto ceptro da categoria rainha com brilho acrescido.

Com a sua sétima vitória de 2008 Valentino Rossi selou a conquista do seu sexto Campeonato do Mundo de MotoGP no A-Style Grande Prémio do Japão. O piloto da Fiat Yamaha mostrou-se imparável no Twin Ring Motegi ao relegar o Campeão de 2007 Casey Stoner para o segundo posto ao cabo de 24 voltas.

Rossi partiu da segunda linha da grelha e parecia não estar na melhor forma quando Stoner assumiu a liderança e tentou isolar-se. Os três primeiros da classificação, Rossi, Stoner e Pedrosa envolveram-se logo em grande luta pela supremacia, acabando por se converter num duelo a dois à quinta volta graças à ultrapassagem de Stoner sobre o seu rival espanhol. O piloto da Ducati pediu desculpas pela manobra, que teve lugar antes da passagem pela secção da ponte do circuito, mas aumentou ainda mais o ritmo nas voltas seguintes com Rossi a seguir colado na sua roda.

Publicidade

A ultrapassagem definitiva de Rossi surgiu à 14ª volta e italiano acabou por conseguir fazer o mesmo que em 2001, 2002, 2003, 2004 e 2005: arrebatar o Campeonato do Mundo de MotoGP com uma vitória.

Stoner, um adversário à altura do seu sucessor ao longo do ano, regressou ao pódio depois de três corridas afastado dos três primeiros. Enquanto o resultado não foi o suficiente para evitar a conquista do ceptro por parte de Rossi, não deixou de representar a estreia do australiano nos três primeiros no Japão na categoria rainha.

A luta pelo último lugar do pódio acabou por se disputar entre duas estrelas espanholas, com Pedrosa a ser perseguido por Jorge Lorenzo. O piloto da Repsol Honda foi colocado sob pressão por parte do estreante da Fiat Yamaha e os dois rivais chegaram a tocar rodas na última volta. Nenhum dos dois foi ao chão, mas Lorenzo ficou sem possibilidades de manter a sequência de resultados nos três primeiros.

Nicky Hayden e Loris Capirossi completaram os seis primeiros, com o experiente veterano italiano a não conseguir repetir as suas vitórias das últimas três visitas a Motegi. Colin Edwards, Shinya Nakano, Andrea Dovizioso e John Hopkins fecharam o Top 10, com a única queda da corrida a ser protagonizada pelo wild card da Rizla Suzuki Kousuke Akiyoshi.

Publicidade