Rossi lidera caminho no Prémio BMW M

Rossi lidera caminho no Prémio BMW M

Rossi lidera caminho no Prémio BMW M

O Campeão do Mundo Valentino Rossi lidera a classificação do Prémio BMW M para o melhor qualificado, tal como lidera a geral de MotoGP.

Com quatro jornadas ainda pela frente no Campeonato do Mundo de MotoGP de 2009 Valentino Rossi pode estar a caminho da glória dupla, com 30 pontos de margem na tabela geral e cinco no Prémio BMW M.

Tendo começado quatro das últimas cinco corridas na pole, Rossi conseguiu passar à frente do companheiro de equipa Jorge Lorenzo na tabela do Prémio BMW M, se bem que a batalha pela supremacia entre a dupla da Fiat Yamaha deverá ir até ao cair do pano.

Rossi permitiu a Lorenzo assumir a vantagem inicial no Prémio BMW M quando se qualificou fora da primeira linha em três provas consecutivas (Jerez, Le Mans e Mugello), mas desde então melhorou muito a sua prestação nas qualificações e com seis poles até ao momento em 2009 é um claro merecedor da liderança desta tabela.

Contudo, Lorenzo também seria um justo vencedor do prémio se mantiver o soberbo recorde de qualificações na primeira linha em todos os Grandes Prémios já disputados este ano. Ele esteve na pole na estreia no MotoGP, no Qatar, e liderou a grelha por quatro vezes esta época, se bem que a sua última pole foi em Julho, em Laguna Seca.

Atrás do domínio de fábrica da Yamaha surgem os demais a 70 pontos de Lorenzo, o que significa que é pouco provável que o Prémio BMW M seja conquistado por outro piloto que não os dois primeiros. Dani Pedrosa, da Repsol Honda é o terceiro. O piloto de Barcelona conta com duas poles em 2009 e esteve na primeira linha nas últimas quatro corridas, mas as lesões de pré época afectaram as suas qualificações no Qatar e Japão com um 14º e um 11º postos, respectivamente.

A mais 19 pontos de Pedrosa surge o vencedor do Prémio BMW M de 2008 Casey Stoner, que começou a época em grande com a vitória desde a pole no Qatar. É claro que não ter estado presente nas últimas três jornadas o deixou fora da corrida, mas Stoner só por duas vezes se qualificou na primeira linha antes de estar doente.

Em quinto surge Colin Edwards, da Monster Yamaha Tech3. Edwards tem-se qualificado em quinto, sexto ou sétimo ao longo do ano.

Atrás de Edwards está Andrea Dovizioso, que é quinto da geral à frente do texano, e também ainda não conseguiu uma partida da primeira linha da grelha, isto apesar de já ter estado perto várias vezes.