Publicidade

Supermoto: Prova noturna na 2ª etapa do Brasileiro em Volta Redonda/RJ

Considerado um dos melhores e mais modernos do Brasil, o Kartódromo Internacional de Volta Redonda/RJ recebe no dia 5 de junho a 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Supermoto.

A prova promete agitar a cidade do Vale do Aço fluminense, com grandes disputas dentro da pista e muita emoção fora dela, com arquibancada para o público e grande infraestrutura para pilotos e equipes. Entre as novidades da etapa, a concentração de todos os treinos no sábado e a realização da prova à noite.

– O local é maravilhoso. Se não for o melhor, é um dos melhores kartódromos do Brasil. Teremos uma infraestrutura sem igual no Supermoto, com a pista muito bem iluminada, arquibancada e os melhores pilotos na pista – garante a diretora da Federação de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro, Melina Guelman.

Publicidade

A concentração das atividades em apenas um dia visa a redução de custo para as equipes.

– O evento irá transcorrer totalmente no sábado. Teremos treinos livres pela manhã, treinos cronometrados à tarde, e as provas à noite. Com isso as equipes podem economizar um pouco mais – declara o presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Alexandre Caravana.

Atual tricampeão brasileiro e vice-líder da categoria principal, a SM1, o brasiliense Rafael Fonseca está ansioso para entrar na pista e recuperar a primeira posição na classificação geral.

– Já fiz uma corrida à noite em Piracicaba/SP, e apesar de o ar parecer mais pesado, você cansa menos. É diferente, mas bem legal. Tenho disputado o Campeonato Paulista e isso não me deixa ficar parado. É uma correria louca, com muito treino e muita corrida, mas é bom, né? – brinca Fonseca. – Tive uma infelicidade na segunda bateria em Bauru (1ª etapa do Brasileiro de Supermoto), pois começou a chover e eu quis preservar o campeonato, andando sem arriscar muito. Para esta segunda etapa estou indo para pegar a liderança de vez e tentar ser campeão o quanto antes – encerra o tricampeão.

Publicidade

O kartódromo de Volta Redonda foi construído na década de 60, mas com apoio da iniciativa privada a prefeitura iniciou um ousado projeto de revitalização do local, que foi reaberto no fim de 2009. A pista, agora com 1.150m de extensão e nove de largura, foi totalmente reconstruída, com áreas de escape seguras e protegidas. O asfalto foi refeito através dos processos mais modernos, assim como o paddock, os boxes, o parque fechado e o desenho da pista, atendendo a especificações internacionais. Além disso, o kartódromo também recebeu uma nova torre de cronometragem, salas de briefing, de imprensa, de direção de prova e um restaurante.

A 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Supermoto é uma realização da Federação de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ), com supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo.