Publicidade

Os acidentes de trƒnsito j  sÆo caracterizados como um problema de sa£de p£blica e segundo a OMS (Organiza‡Æo Mundial da Sa£de) h  1,2 milhÆo de v¡timas fatais por ano. No Brasil sÆo 30 mil mortes anuais o que significa, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econ“mica Aplicada), um gasto de R$ 5,3 bilhäes. Somente em Santa Catarina 1.118 pessoas morreram e 26.639 ficaram feridas em 2003.

Hoje, 4 de novembro, especialistas estÆo reunidos em Joinville, no Debate Volvo de Seguran‡a, para avaliar a implanta‡Æo de mini-rotat¢rias em munic¡pios catarinenses. T‚cnicos de Joinville, Florian¢polis, Blumenau, Itaja¡, Lages, Jaragu  do Sul e SÆo Francisco do Sul tamb‚m marcam presen‡a no encontro, que tem como convidado especial o engenheiro S‚rgio Barnab‚, da Companhia de Engenharia de Tr fego de SÆo Paulo (CET), respons vel pela instala‡Æo de cerca de 400 rotat¢rias em SÆo Paulo.

O evento ‚ realizado no Hotel Blue Tree Towers (Avenida Juscelino Kubitscheck, 300), em Joinville e incluiu, al‚m do debate e apresenta‡Æo de pesquisas na  rea, visita a cruzamentos que poderiam receber mini-rotat¢rias, reduzindo o n£mero de acidentes no trƒnsito. Com poucas exce‡äes, as cidades brasileiras ainda estÆo por descobrir as grandes vantagens desta solu‡Æo que surpreende pelo baixo custo e eficiˆncia. Nos pa¡ses desenvolvidos, as rotat¢rias sÆo utilizadas h  algumas d‚cadas e, em compara‡äes recentes, foram consideradas mais eficazes e baratas que os pr¢prios sem foros.

O IPPUJ – Funda‡Æo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville – ‚ o anfitriÆo do encontro e o Prefeito em exerc¡cio de Joinville, Darci de Matos, fez a abertura do evento mostrando o interesse da Administra‡Æo Municipal em propostas que venham a contribuir para um trƒnsito melhor e mais seguro.

Publicidade

Os debates do Programa Volvo de Seguran‡a no Trƒnsito sÆo encontros com grupos de t‚cnicos e interessados em assuntos de seguran‡a no trƒnsito para discutir um determinado tema e apresentar solu‡äes poss¡veis. Os principais t¢picos do Debate T‚cnico de Joinville serÆo disponibilizados no site do Programa Volvo de Seguran‡a no Trƒnsito (www.volvo.com.br/pvst) como incentivo a outras cidades brasileiras interessadas no tema.