Publicidade

Desde o ano passado, diversas marcas de motocicletas off-road na Europa passaram a se interessar pelo motor Yamaha de 125 cm3 produzido no Brasil; como esses mercados sÆo bastante exigentes na busca da qualidade aliada a pre‡os competitivos, a Yamaha TT-R 125 agora passa a ser produzida exclusivamente no Brasil.

No £ltimo dia 3, no P¢lo Industrial da Zona Franca de Manaus, na linha de produ‡Æo da Yamaha Motor da Amaz“nia, a Yamaha TT-R 125 2005 foi apresentada …s autoridades, jornalistas, colaboradores, funcion rios e convidados. Estiveram presentes na cerim“nia, entre outros o presidente da Assembl‚ia Legislativa, deputado Lino Chixaro, o secret rio estadual de Fazenda, Isper Abrahim, o superintendente de Planejamento da Zona Franca de Manaus, Oldemar Lanck, al‚m do presidente da Yamaha Motorsports dos Estados Unidos, Jim Gentz.

Na ocasiÆo do discurso do diretor Presidente da Yamaha do Brasil, Tetsuo Uchiyama agradeceu a oportunidade da Yamaha Am‚rica ser o principal mercado consumidor desse modelo e declarou; “com este lan‡amento estamos dando mais um passo para aumentar a planta industrial da Yamaha e dentro de pouco tempo, perante o Grupo Yamaha mundial, seremos um centro de produ‡Æo e de fornecimento de motocicletas para o mercado mundial. Por isso, a qualidade e custos estÆo de acordo com os padräes internacionais de competitividade, e neste sentido, contamos com o apoio irrestrito da Yamaha matriz, bem como a coopera‡Æo dos mercados aos quais se destinam”, concluiu Uchiyama.

No inicio do ano a Yamaha Motor do Brasil Ltda e a Yamaha Motor da Amaz“nia Ltda obtiveram a certifica‡Æo ISO 9001:2000, que atesta o desenvolvimento, produ‡Æo, vendas e assistˆncia t‚cnica de motocicletas, e, at‚ o final de 2004 a Yamaha Amaz“nia dever  certificar-se para a ISO 14001 – sistema de gestÆo ambiental.

Publicidade

A partir deste mˆs a Yamaha do Brasil est  produzindo a Yamaha TT-R 125 em quatro versäes; roda grande TT-R125 T e pequena TT-R125 LWT, com partida a pedal ou el‚trica TT-R125 ET e TT-R125 LWET, respectivamente. Essas motocicletas da linha 2005 em rela‡Æo …s 2004 – antes fabricadas no JapÆo – tiveram modificado seus grafismos e o posicionamento da mangueira do respiro do tanque de combust¡vel. A TT-R 125 ‚ uma motocicleta para o lazer ou competi‡Æo, que tem como caracter¡sticas a alta performance e robustez para a pr tica do off-road, com grande aceita‡Æo e vendas em pa¡ses onde ‚ comercializada.

O total de investimentos entre o desenvolvimento dos quatro modelos e a planta de produ‡Æo na Yamaha Motor da Amaz“nia foi de cerca de 20 milhäes de reais. At‚ o final do ano deverÆo ser comercializadas quase 21 mil unidades destinadas aos mercados dos Estados Unidos, Canad , Europa, JapÆo, Oceania e µfrica do Sul.