Publicidade

Quanto você pagaria por uma moto Honda esportiva, ano 1992? Mas calma, seja generoso pois esta não é uma trintona qualquer. Trata-se de uma VFR 750R RC30 em raríssimo estado de conservação, que sequer foi registrada no ‘Detran’ da Itália (aonde foi exportada do Japão) e nunca rodou nas ruas ou pistas. Dizem, inclusive, que seu motor sequer foi ligado.

Desta forma, a esportiva foi a leilão com apenas 2 km no hodômetro. Segundo a britânica Silverstone, responsável pela venda, são apenas ‘quilometros empurrados’, afinal ela nunca teria rodado por aí. E foi assim que esta moto Honda – que nos fez lembrar daquela Kawasaki antiga leiloada ainda na caixa – foi venvida por quase 3x o seu valor de quando 0km.

moto honda - rara rc30 vai a leilão

Esta VFR 750R RC30 1992 foi vendida por mais de R$ 330 mil. Em raríssimo estado de conservação, moto sequer foi ligada em 30 anos

 

Publicidade

Moto Honda 1992 mais cara que Fireblade 0km

A VFR era uma moto e tanto nos anos 1990, pois repressentava o suprassumo da esportividade. Foi criada para que a Honda pudesse competir em determinadas competições de motovelocidade, inclusive. E foi produzida em baixa escala.

 

 

Estimasse que apenas de 3 a 5 mil unidades foram fabricadas, todas no Japão. Poucas foram enviadas à Europa, ainda menos à Itália e, pelo visto, apenas uma permaneceu intacta, sem nunca fazer soar o som de seu motor de 4 cilindros em V. Assim fica fácil entender sua supervalorização.

Publicidade
painel de moto honda antiga esportiva - rc30

O contagiros da RC30 acompanha o motor V4 acelerar até os 15 mil rpm… mas no caso desta unidade os ponteiros nunca se moveram

Quando nova, uma RC 30 custava cerca de 8.500 euros – valor que hoje, corrigido, equivale a aproximadamente 16 mil euros. Esta unidade foi arrematada no leilão por 65 mil euros (cerca de R$ 337 mil em conversão direta), valor quase 4x maior. Para comparação, uma CBR 1000RR-R Fireblade edição especial 30 Anos novinha sai por ‘apenas’ 28 mil euros (R$ 145 mil).

 

Veja também:

Publicidade

 

A VFR 750R RC à venda

A linha do tempo é a seguinte. Esta RC30 foi fabricada no Japão e exportada à Itália como nova, ainda na caixa. Logo foi parar nas mãos do museu David Silver Honda Collection, onde permaneceu literalmente imóvel até 2017. Cinco anos e algumas movimentações depois, acabou sendo leiloada.

moto honda esportiva antiga, vfr 750r rc30

Valor arrecadado pela RC30 seria suficiente para comprar duas Fireblade topo de linha edição especial. E ainda sobrariam aproximadamente R$ 47 mil, suficientes para levar uma CB 650R ‘de brinde’

O feliz comprador vai levar mais que uma rara moto Honda para casa. A esportiva vai acompanhada pelo kit de ferramentas original da moto e também, claro, pelo seu manual do proprietário. Rolou até um ‘paddock stand‘ (suporte para deixar a moto estacionada na pista), item que acompanhava a moto quando 0km. Sem dúvidas, uma compra e tanto para sua coleção.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza