Publicidade

De novo
Gostaria de saber onde posso encotrar um curso de mecƒnica de motos mais pr¢ximo da minha regiÆo.
IVAN CORREA BELARMINO
CRUZEIRO
Ivan, aproveite que vc est  na internet, v  at‚ o browse e digite www.google.com.br. Em seguida escreva “Senai” e “Senac” e veja s¢ que beleza de resultado.

Rodas
Bom dia, tenho uma Intruder 1400 e quero trocar a roda traseira. Ser  que tem algu‚m importando rodas RC components ou Jardine?
S‚rgio Munemori
Umuarama, Pr
[email protected]
S‚rgiÆo, nÆo temos a informa‡Æo, mas publicamos seu endere‡o, assim se algum internauta souber, ‚ s¢ passar a letra.

Radiador
Tio Tite, escrevi a alguns dias perguntando sobre a Falcon nÆo ter radiador de oleo. Pois bem, gostaria de uma resposta mais tecnica, do ponto de vista mecanico. Se a tornado, sahara, xlx350 tem radiador de oleo, pq a falcon nÆo teria? Sim, o motor dela eh derivado da XR 400, mas esta tb tem radiador, ta certo q a xr eh pra andar no mato, esquentando a bichinha, mas e a falcon na selva urbana? Enquanto a xr tem o arzinho fresco do mato e sombra, a falcon esta sobre o tapete negro de piche, com o sol na cuca e o agradavel calor dos motores de onibus, arrancando e parando logo em seguida no proximo sinal. Estive pesquisando e encontrei pessoas querendo colocar um segundo radiador na sahara outro queria adaptar uma ventoinha no radiador da sua xlx350 sera q nos nunca estaremos satisfeitos com nossas motos? Se a XT660 nÆo custasse o dobro da falcon, seria uma boa opcao, j  com resfriamento liquido, mas O DOBRO nÆo d !
Victor Heck
Florian¢polis, SC
Vic, nÆo folga com os pontinhos pq eu vou uma vez por mˆs pra Floripa e te pego a¡, seu mala! Pois vc vˆ como sÆo as coisas: se a moto nÆo tem radiador, querem colocar; se tem um, querem colocar 2 e se tiver 2, vÆo querer colocar 3. Eu conhe‡o os manos que desenvolvem produto na Honda, Sundown e Kasinski. Os caras ralam feito loucos em v rias situa‡äes de clima, terreno e velocidade. Se a f brica optou por deixar sem radiador, pode ter certeza que nÆo h  necessidade. Eu j  fiz trilha com Yamaha DT 200 e Agrale 27.5, ambas com radiador e sem ventoinha e nunca travei um motor. Ou sou m gico ou os caras que travam motor estÆo bem lokos. A verdade ‚ que tem uns manos bem bra‡äes que chafurdam na lama e ficam acelerando at‚ fritar a embreagem e o motor. Depois saem dizendo que “esta moto nÆo aguenta”. Acho que a Honda j  t  preparando algo pra aposentar a arcaica Falcon e concorrer com a XT 660.

Veloc¡metro
Queria saber como fa‡o para recuperar a quilometragem da minha moto, por motivo da troca do hod“metro?
clayton monteiro
Ourinhos, SP
Muito tempo atr s eu vi um cara usando uma furadeira ligada no cabo do veloc¡metro para “voltar” o hod“metro. Acho que se inverter a rota‡Æo vc pode acrescentar quilometragem.

Publicidade

Veneno roubada
Ol  tio Tite, faz tempo que nÆo escrevo mas t“ sempre bizoiando o site. Essa ‚ pro Alan Ricardo – A voz da (in) experiˆncia passada. Se o Alan pesquisar l  pelo janeiro deste ano vai encontrar minha pergunta sobre mexer, na verdade “fu‡ar” no motor. Eu tinha uma nx 150 e queria pass -la para 200 (ao inv‚s de comprar um 200 logo, como recomendaria o Tite). Resumindo a hist¢ria, o mecƒnico, se auto intitulando “preparador de motos” fez uma gambiarra danada conseguindo me arrancar 400 pilas. Sorte que eu nÆo paguei a segunda parte (era 800) porque nÆo senti diferen‡a nenhuma na moto. Estava viajando a trabalho com a moto e rodava uns 2.000 por mˆs. Em julho agora, nas f‚rias, fui revisar a moto e tive que retificar o motor, voltando-o para 150. Saldo final: menos umas 700 pilas no bolso, mais um inimigo, menos uma motoca original (era filezinho) nas ruas, a sensa‡Æo de ter ca¡do no conto do vig rio e apenas uma hist¢ria para contar!
Georges Zouein
Lavras MG
Graande George, quanto tempo! Lembro bem da sua saga, e eu dizendo “troca de moto, seu mala”. Viu, isso acontece com gente teimosa. Agora se mesmo assim algu‚m quiser “preparar” o motor, saiba que as vezes s¢ vai melhorar a conta banc ria do mecƒnico.