Publicidade

Tudo torto
Segue em anexo as fotos da minha moto que, depois de bater numa kombi, ficou com a traseira empenada. Gostaria que, se poss¡vel, com aux¡lio dessas fotos, vcs pudessem me ajudar a ter um “diagn¢stico” correto do que fazer para consertar, e ter uma margem de pre‡o.
GUilherme Moreira
JoÆo Pessoa – PB
Guilherme, pelas fotos d  pra ver que t  tudo torto, mas nÆo d  pra ver a balan‡a. Parece que ‚ s¢ a parte de cima do quadro. Vc ter  de desmontar a parte traseira e colocar em um gabarito para analisar onde e quanto o quadro est  empenado. NÆo temos id‚ia de valores desta opera‡Æo.

Motard
 a primeira vez que entro em contato, mas tenho certeza que nÆo me arrependerei. Troquei o aro dianteiro da minha Sahara para 17″ (supermotard), e gostaria de sabert se existe alguma solu‡Æo relativamente simples para o problema do erro no veloc¡metro (de quanto seria?).
Ricardo Pereira das Neves
Rio de Janeiro, RJ
Ric, a solu‡Æo mais simples ‚ comprar um veloc¡metro digital de bicicleta, com 3 d¡gitos, aferir e instalar no painel, anulando o v‚io. Inclusive vc ver  que tem mais informa‡äes e ‚ bem f cil de instalar.

Gasolina
Pessoal, continuando a est¢ria da gasolina, na p gina 22 do manual da minha Bros 125 ES, ano/modelo: 2.003/2.004, recomenda o uso da gasolina aditivada. Uma d£vida, posso usar a Premium nesta moto?
Josemar B. Fernandes
Itanha‚m
Jose, pelo jeito acho que vc pode usar qualquer gasolina, porque a cada dia chega uma nova versÆo. Eu sempre fui adepto de gasolina premium pq a moto j  ‚ um ve¡culo conceitualmente econ“mico, por isso nÆo justifica usar gasolina barata.

Bros
Eu gostaria de saber sobre a moto bros como vc falou sobre a fan e a 150 queria saber quais as vantagens da bros 125, 150 entre a CG quanto 125 como a 150.
Jos‚ Eduardo
Bahia/ Feira de Santana
Meu rei, quanto ao motor, tudo que foi escrito sobre a CG 125 Fan e a 150 Sport pode ser transferido para a Bros, exceto a potˆncia e torque da Sport, que sÆo maiores. Eu sempe defendo que motor maior ‚ melhor em qualquer situa‡Æo, inclusive em economia. Mas como em gente que nutre uma verdadeira adora‡Æo pelo motor 125, fica complicado nadar contra a mar‚. Pode ficar com a 150 que ‚ mais vantajoso.

Publicidade

Qual delas?
Tenho uma GSX F 750, uma moto muito boa, estou querendo comprar outra moto para viajar com a minha esposa, cada um na sua..pois ela tamb‚m ‚ motociclista, como o pre‡o das usadas estÆo na altura, principalmente de outra F, gostaria de saber a sua opniÆo de uma moto para acompanhar a F na estrada entre 120 e 140 e ainda ter folga no acelerador, estou de olha em uma GS 500 ou uma Freewind 650, o que o colega acha?
Petterson de Moraes Pacheco
SÆo Paulo SP
Petterson, a Suzuki Freewind ‚ uma daquelas motos que tˆm tudo para agradar, mas inexplicavelmente no Brasil ela nÆo teve sucesso. Eu mesmo gostaria de ter uma, mas como enfrento muitas estradas de terra pesadas, aquele p ra-lama dianteiro baixo nÆo me convenceu. Mas se sua esposa tiver menos de 1,70m de altura ela ter  problemas para alcan‡ar os p‚s no chÆo. J  a GS 500 (p¢s 2002) ‚ mais baixa, em estilo mais esportivo e agrada mais …s mulheres. Minha sugestÆo ‚ deixar que ela escolha.

Jovial
Adquiri uma BROS 150, a um ano, depois de ter uma CG 76, uma CB400 81 e outra 84, uma STRADA 2001, mas o que te pergunto ‚: a BROSS 150 achei com muito torque e pouca velocidade, muito insegura na estrada, a uma velocidade de 90 Km/h., fica sem frente, parece que o chÆo sumiu da roda dianteira. Vento lateral joga a moto achei muito insegura. Abaixei a suspensÆo dianteira 2 cm, e nÆo adiantou muito. Nunca senti tanto medo em uma moto como estou sentindo nessa. O que fa‡o para torna-la mais segura, mais estavel. Gostei da moto ‚ estilosa, ‚ confort vel. J  estou pensando em voltar a usar moto que nÆo seja estilo fora de estrada. Desculpe por pertuba-lo, veja bem j  tenho 51 anos e ainda sou um amante de moto, adoro esse veiculo de 2 rodas, minha esposa e meus filhos dizem que j  nÆo tenho idade para andar de moto, mas nÆo ligo, e falo para eles, sou motociclista e nÆo motoqueiro muito menos condutor de veiculo, como a nova legisla‡Æo nos qualifica. Bem vou ao que interessa, estou pensando em trocar minha BROS 150, pela CG 150 SPORT, vale a pena, li seus coment rios da SPORT, por isso me encheu os olhos por essa moto e fui a concession ria olha-la de perto. Realmente parece a TWISTER um pouco menor.
Evaldo Coscia
Santos – SP
Evaldo, se isso serve de consolo, diga … esposa que ‚ melhor ser amante de moto do que outras coisas! Fico feliz que tenha curtido a Sport, espero vˆ-lo rodando pela Ana Costa com sua motoca por muitos anos. Vira e mexe e baixo a¡ na Washington Luiz passar o fim de semana. Quanto … Bros, primeiro verifique a calibragem dos pneus e alinhamento da roda dianteira. Se o balan‡o persistir, pense em uma barra estabilizadora.