Publicidade

A Indian de Burt Munro é uma das motos mais incríveis do mundo! Uma prova disso é que sua história foi parar em um filme de Anthony Hopkins de 2005, (Desafiando os Limites) The World’s Fastest Indian, um grande sucesso. Mas a trama original é ainda mais surpreendente!

Motos tão incríveis que viraram filmes – Indian Scout 

O engenheiro autodidata da Nova Zelândia, Burt Munro, passou 46 anos desenvolvendo uma Indian modelo Scout. Depois disso, ele saiu de seu galpão e viajou para Bonneville Salt Flats, nos EUA. O objetivo? Nada menos que estabelecer um novo recorde mundial para a velocidade mais rápida já registrada com uma moto. Detalhe, Munro tinha 68 anos na época!

Filme estrelado por Anthony Hopkins contou a história em 2005

A Indian Scout original era um modelo 1919, equipada com um motor V-twin de 600 cc com válvulas laterais e uma caixa de câmbio manual de três velocidades. Era capaz de atingir apenas 80 km/h. Como Munro fez para ela ser uma máquina rápida?

Publicidade
motos incríveis indian scout

Com trabalho literalmente manual (usando até facas de cozinha!), Burt fez uma moto ano 1919 (criada para rodar a 80 km/h) beirar os 300 km/h!

Antes de tudo, é preciso destacar novamente que ele desenvolveu sua Scout por um período de 46 anos! Ao longo do tempo, o homem fez seus próprios pistões e até mesmo novo sistema de lubrificação. Ele fez à mão bielas de um velho eixo de trator e até esculpiu pneus normais com uma faca de cozinha para fazer slicks de alta velocidade!

Veja também:

Publicidade

Quais recordes ele estabeleceu?

Munro estabeleceu seis recordes de velocidade em sua terra natal, a Nova Zelândia, antes de viajar para Bonneville em 1962. Ele bateu um novo recorde na classe de 883cc com 288 km/h. Cinco anos depois, com a Scout – ajustada para 1000cc – Munro estabeleceu um novo recorde mundial na nova classe, com 295 km/h.

indian scout burt motos incríveis

Uma das motos tão incríveis do mundo hoje encontra-se exposta em sua ‘terra natal’, Nova Zelândia

Infelizmente, a saúde de Burt não permitiu mais de suas viagens para Bonneville. E em 1978 ele sucumbiu a um problema cardíaco. No entanto, em 2005 o diretor Roger Donaldson fez o filme sobre seu herói de infância e a sua moto Indian.

Atualmente, a motocicleta de Munro está exposta na loja de ferragens “E. Hayes & Sons Ltd.” em Invercargill, na Nova Zelândia. Isso porque, o também falecido proprietário da empresa, Irving Hayes, comprou a máquina de seu velho amigo para mostrar às novas gerações!

Publicidade

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]