Não era nenhuma visita presidencial ou encontro de cúpula de qualquer organismo internacional. Mas o pelotão de escolta da Polícia Rodoviária Federal com suas Harley-Davidson e o da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu com suas Honda Hornet trabalhou intensamente neste final de semana do feriado brasileiro de Finados. O objetivo era escoltar um batalhão de outras 320 motos, a maioria esmagadora de motos BMW.
A programação não deu trégua aos policiais. Afinal, a cada passeio coletivo que aconteceu, foi necessário organizar a fila para prevenir – acertadamente – confusões e acidentes. Afinal não é todo dia que uma cidade recebe 320 motos para fazerem os mesmos passeios nos mesmo dias e horários. E tudo saiu muito bem e sem qualquer incidente.
Apesar de ser apenas a terceira edição no Brasil – quarta se contar uma que aconteceu num navio em 2010 – o BMW Motorrad Days já faz parte do calendário oficial da marca e de acordo com o diretor da Motorrad Brasil, Rolf Epp, “segunda-feira (5/11) já começamos a pensar no BMW Motorrad Days de 2013”. O feliz executivo que lidera a operação da BMW Motorrad no Brasil não esconde sua satisfação. “Quando começamos vendemos 800 motos num ano e hoje essa é nossa meta de venda mensal”, compara Rolf.
O BMW Motorrad Days reúne proprietários de motos da marca, mas não é exclusivo. No páteo do estacionamento do hotel onde aconteceu o evento em Foz do Iguaçu foi preciso procurar bastante para achar duas ou três Harley-Davidson, e uma ou outra moto de marcas japonesas. A única mais fácil de encontrar no meio de tantas BMW era uma Honda Goldwing.
A edição de 2011 do Motorrad Days aconteceu em Angra dos Reis (RJ) e compareceram 250 pessoas em 150 motos. Este ano em Foz do Iguaçu vieram 320 motos e cerca de 700 pessoas. “Lembre-se que aqui é bem mais distante de qualquer grande centro, de onde vem a maioria dos nossos clientes”, fala Rolf enquanto justifica sua alegria pelo sucesso do evento.
Mas nem tudo foi perfeito e um sucesso completo. A história do médico Giberto Dian de Almeida e sua esposa ilustra bem como um pequeno detalhe pode causar algum prejuízo à marca, sobretudo quando a participação da concessionária é fundamental. O casal de Cachoeiro do Itapemirim (ES) veio ao evento de avião e sua BMW R 1200 GS ficou na garagem. “Como sou cliente novo, pedi à uma pessoa da concessionária para me avisar se houvesse um grupo que viesse de moto ao evento, pois não queria vir sozinho”, contou Giberto.
Isso não aconteceu, mas no evento Gilberto encontrou motos com placa de Vitória (ES). “Abordei a pessoa da moto e encontrei ninguém menos que o dono da concessionária onde comprei minha moto”, continuou Gilberto. “Conversei com ele e recebi um pedido de desculpas pela falha. Continuo com minha BMW e agora já começo a me preparar para o próximo BMW Motorrad Days”, encerrou o simpático cardiologista, pelo jeitão, sem qualquer stress.
Apesar do tropeço da concessionária, Rolf Epp também sorri escancarado quando o assunto é a liderança absoluta das vendas individuais por loja. Este ano – até outubro – a Caltabiano, concessionária Motorrad de São Paulo, lidera o ranking com 200 motos a mais que a segunda colocada, uma loja italiana. “Nosso desempenho de vendas nos coloca no seleto time de países que opinam – e são ouvidos – sobre novos modelos e outros assuntos importantes junto aos executivos da Motorrad na Alemanha”, revela Rolf .
Já que a Motorrad Brasil é ouvida na matriz, vale a pergunta: Porque não montar mais modelos em Manaus (AM) além da G 650 GS, F 800 GS e F 800 R? “Essas três motos de fato conseguimos uma redução expressiva de preço montando-as aqui e isso é decisivo para a classe de clientes destas motos. Mas certamente não será decisivo para uma moto cujo preço supera os R$60 mil e cuja complexidade de montagem exige investimentos que ainda não compensam”, explica Rolf Epp.
Mas o executivo não descarta que isso possa vir a acontecer no futuro. “Quem imaginava que a BMW fosse montar motos fora da Alemanha há alguns anos? Aqui estamos crescendo rápido e de forma consistente. Esse evento é uma clara demonstração de força de nossa marca e de que estamos no bom caminho”, finaliza.