Publicidade

O universo das motocicletas superesportivas não para de evoluir! E, neste contexto, os alemães já preparam uma tecnologia inédita. Descubra como é a aerodinâmica ativa que parece pronta para equipar as motos BMW.

Aerodinâmica ativa nas motos BMW 

O mercado das superesportivas é um nicho de alto luxo e, também claro, exigências. As marcas se esforçam para fornecer cada vez mais potência, melhores recursos eletrônicos e quaisquer novidades que possam acelerar o desempenho de suas máquinas na pista.

aerodinâmica ativa

Proposta das asas com aerodinâmica ativa, vista em projeto patenteado

Nesse sentido, a mais recente proposta para as motos da BMW parece ser a aerodinâmica ativa. Segundo registros de patente, a marca alemã pretende transformar os tradicionais winglets (asas laterais) aerodinâmicas – que são fixas – em elementos com movimento.

Publicidade

A ideia é transformar os winglets, que são ótimos para ajudar a estabilizar as motocicletas enquanto apontam em linha reta e reduzem as empinadas. Entretanto, essa atual aerodinâmica fixa perde eficiência em curvas, onde o fluxo de ar muda.

A tecnologia de asas ou aerofólios ativos (com movimento) é inédito até para a MotoGP. Lá, os recursos precisam ser fixos por questões de regulamento

Por isso, os engenheiros da BMW planejam então um sistema que, independentemente da inclinação da moto, deixe os winglets sempre paralelos à superfície da pista. Isso pretende manter todo o precioso downforce sempre apontado para o lado certo.

Veja também:

Publicidade

Das pistas para as ruas 

A novidade do winglet ativo das motos BMW parece ter nascida para as pistas. Ou seja, uma tecnologia inédita para o mundo das competições, ou mesmo corredores da lendária Ilha de Man. Contudo, a novidade vai chegar também para as motos de rua.

S 1000 RR

Muito provavelmente modelos como a S 1000 RR vão ganhar asas que se movem nas suas próximas gerações…

Sim, muito provavelmente a tecnologia acabará numa S 1000 RR em breve. Como o novo sistema funcionará ainda não foi divulgado. Entretanto, é provável que sensores de ângulo de inclinação – que já são equipamentos padrão em esportivas novas – ajudem os winglets ativos.

Publicidade
Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]