A BMW R 1200 GS deu sequência à história de sucesso da família GS em nível mundial, chegando ao posto de bigtrail mais vendida do mundo. Aliás, a série GS tem tradição dentro da BMW Motorrad e é a principal responsável pelo sucesso global da marca. Tudo começou em 1980, com a sigla GS referindo-se a Gelände / Straße (em alemão: off-road/on-road) ou Gelände Sport.
- R 1200 GS: saiba tudo sobre o modelo
- Tem uma BMW R 1200 GS na garagem? Opine no nosso Guia de Motos
- Relembre o teste com a BMW R 1200 GS 2013
BMW R 1200 GS
A BMW R 1200 GS foi apresentada em 2004, como substituta da R 1150 GS. Era cerca de 30 kg mais leve e também 19% mais potente que a antecessora, produzindo 100 cv e marcando 260 kg na balança. A novidade chegou no mercado em 2005, já como modelo 2006, e permaneceu no mercado até 2019, recebendo uma série de atualizações com o passar dos anos.
As primeiras melhorias vieram em 2008, incluindo o aumento de potência para 105 cv e um novo sistema de freios ABS II (anti-lock braking system). A eletrônica ainda evoluiu com o ajuste eletrônico da suspensão (ESA), Controle Automático de Estabilidade (ASC) e novo sistema de controle de tração.
Dois anos depois, mais mudanças. Em 2010 os a BMW R 1200 GS teve a cabeça de cilindro revisada e recebeu eixo de comando de válvulas duplo. Desta forma, o limite de linha vermelha no contagiros aumentou para 8.500 rpm e o conjunto passou a entregar 110 cv a 7.750 rpm. Um novo flape no escape deu novo tom ao ronco do motor.
R 1200 GS – Refrigeração líquida
A maior das alterações ocorreu ainda em 2012, com o anúncio de que o modelo de 2013 teria refrigeração líquida. Com o novo propulsor a motocicleta passou a entregar 15 cv a mais de potência máxima. Entretanto, a aventureira acabou ganhando cerca 9 kg.
De 2014 a 2016 aconteceram atualizações anuais. Entre as novidades estavam ajustes de dirigibilidade e a adição de opções como os faróis de LED, ignição sem chave, quickshifter e sistema anti-furto. Um assento de altura mais baixa também era opcional. Por fim, um novo modo de ABS disponível, junto de atualização de software, permitiu frenagens mais seguras.
2016 / 2019 – Novo visual e Euro4
Para 2016 a GS 1200 recebeu um facelift, aliado a alterações técnicas no motor para atender às exigências europeias da legislação Euro4. Assim como a versão Adventure, todos os modelos com refrigeração líquida receberam um amortecedor no eixo de saída da transmissão. A GS também recebeu uma nova opção de barra de proteção no motor, como era padrão na Adventure.
Ainda em setembro de 2019 chegou ao mercado brasileiro a nova geração da principal bigtrail alemã. A R 1250 GS ganhou motor maior (capaz de gerar 136 cv), novo upgrade tecnológico e deu sequência aos trabalhos de montagem na fábrica da BMW em Manaus.
BMW R 1200 GS Adventure: vale o que custa?
Nos 14 anos em que esteve no mercado a GS 1200 teve uma série de versões, como é de praxe da marca e da família. Certamente, a mais cobiçada delas é a topo de linha R 1200 GS Adventure.
Pronta para encarar viagens de qualquer extensão, estava equipada com uma série de itens exclusivos. O primeiro eram as rodas raiadas, de 19 polegadas atrás e 17 na frente, mais resistentes a impactos e indicadas ao fora de estrada. O pacote também contava com protetor de motor, tanque de combustível maior, bolha mais alta, farois auxiliares, assento (assim as suspensões) mais alto.
Naturalmente, a GS 1200 Adventure tinha o pacote eletrônico completo disponível em seu ano de produção e grafismos únicos, que conferiam status ao seu proprietário. Em determinados anos itens como farois auxiliares e rodas raiadas também eram compartilhados com outras versões, como a Premium.
Pontos positivos
A GS 1200 construiu fama mundial como uma moto ideal para viagens, sejam elas no asfalto ou não. Isto só foi possível graças à sua estabilidade e excelente nível de segurança, mesmo em altas velocidades, fruto do sistema de freios e também do funcionamento das exclusivas suspensões BMW Motorrad Telelever e Paralever, na dianteira e traseira respectivamente.
A lista de pontos positivos é longa, com destaque ao desempenho do motor (especialmente desde que passou a ser arrefecido a líquido) e agilidade, surpreendente para uma moto com seu peso. Além disso, tem excelente nível de acabamento e é conhecida por ser um expoente em tecnologia, adotando praticamente todos os recursos oferecidos pelo mercado ao longo de sua produção. Não à toa foi a bigtrail mais vendida do mundo.
Pontos negativos
Ponto de ressalva nas BMW R 1200 GS é seu consumo elevado. Nos modelos mais antigos, segundo nosso teste de 2013, tanto para a cidade quanto para a estrada foi registrada faixa de 16 km/l. Entretanto, nos modelos mais recentes o número melhora, ficando na casa dos 23 km/l.
Sinônimo de status, o grande porte também pode atrapalhar os novatos na categoria, assim como seu peso acima dos 250 kg. Por fim, prepare-se para peças de reposição e manutenção com custo elevado, afinal estamos falando de uma moto premium, bem como para uma cotação salgada do seguro, afinal a GS 1200 também faz sucesso com os amigos do alheio.
BMW R 1200 GS vale a pena?
Se você está procurando conforto para viagem de qualquer distância, achou o modelo certo. A R 1200 GS oferece bom posicionamento para piloto e garupa, conforto e alta performance em retas e curvas. Entretanto, fique atento à grande gama de versões e anos, pois cada modelo tem especificidades e detalhes que podem fazer diferença. Confira em nosso Guia de Motos as versões da GS.
E qual o preço da R 1200 GS? Segundo a FIPE, o modelo de entrada 2005 tem preço médio de R$ 24.270, cifra que pode chegar aos R$ 80.680 de uma Adventure Exclusive 2019. Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a BMW R 1200 GS, acesse o Guia de Motos!
Ficha técnica BMW R 1200 GS
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Motor | |
Tipo | 4 tempos, 2 cilindros |
Cilindrada | 248 cc |
Arrefecimento | Líquido |
Combustível | Gasolina |
Potência Máxima: | 125 cv a 7.750 rpm |
Torque Máximo: | 12,74 kgf.m a 6.500 rpm |
Alimentação: | Eletrônica |
Partida: | Elétrica |
Transmissão: | 6 velocidades |
Suspensão e rodas | |
Suspensão dianteira: | BMW Motorrad Telelever / curso 190 mm |
Suspensão traseira: | BMW Motorrad Paralever / curso 200 mm |
Chassi: | Aço |
Pneu Dianteiro: | 110/80 – R 19 |
Pneu Traseiro: | 150/70 – R 17 |
Dimensões e capacidades | |
Peso a seco: | 260 kg |
Comprimento: | 2255 mm |
Largura: | 980 mm |
Altura do Banco: | 890 mm |
Distância entre Eixos: | 1511 mm |
Capacidade do tanque: | 30 litros |
Preço (FIPE, janeiro de 2021) | |
2004 | R$ 24.270,00 |
2019 (Adventure Exclusive) | R$ 80.680,00 |