A Bridgestone foi reconhecida como a marca que mais vende pneus em todo o mundo… pela oitava vez consecutiva. Desde 2008, a companhia japonesa, que também fornece os pnes para a MotoGP™, defende o cinturão neste segmento, e em 2015 o faturamento de suas vendas somou algo na casa dos 24 bilhões de dólares, algo próximo de R$ 77 bilhões. Número alto o suficiente para manter a empresa no primeiro lugar no ranking das 75 marcas mais vendidas do planeta – em levantamento realizado pelo periódico Tire Business.
O total de vendas avaliado pela Tire Business usa como base apenas as receitas de pneus de fabricação própria, excluindo a venda de outros produtos não pneumáticos e receitas relacionadas ao atendimento em lojas de varejo de propriedade da empresa. Segundo o periódico, a Bridgestone também apresenta faturamento relevante com esses produtos e serviços. Ainda segundo a publicação, as marcas que ocupam os 10 primeiros lugares da lista foram responsáveis por mais de 63% das vendas de pneus no ano passado.
A Bridgestone tem sua sede em Tóquio, é a maior empresa de pneus e borracha do mundo e seus produtos são vendidos em mais de 150 países. Além de pneus para utilização em uma ampla variedade de aplicações, a marca também atua nos segmentos de molas pneumáticas; produtos químicos para aplicações em construção civil, como materiais de impermeabilização; borracha industrial; e artigos desportivos, entre outros. No Brasil, a fabricação de pneus das marcas Bridgestone e Firestone está distribuída em fábricas em Santo André (SP) e de Camaçari (BA). A companhia possui também duas fábricas de bandas de rodagem e partes de borracha para reforma de pneus, instaladas em Campinas (SP) e Mafra (SC).
Brasileira, Rinaldi expõe pneus na Intermot 2016
Colônia, na Alemanha, aguarda mil expositores e cerca de 200 mil visitantes de mais de 100 países para a Intermot 2016, a Feira Internacional para Motos, Scooters e Bicicletas Elétricas. O evento acontece entre os dias 5 e 9 de outubro e reunirá grandes nomes de empresas de todo o mundo ligadas ao segmento. Com fábrica localizada Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, a Rinaldi está entre as expositoras.
O objetivo da marca brasileira de pneus é prospectar novos clientes no mercado externo, e por isso fará o lançamento oficial na Europa dos pneus HB 37 nas medidas 90/90-12, 100/90-10 e 120/70-13, direcionadas aos usuários de scooter. O produto é destinado ao uso sem câmaras de ar. O nosso objetivo é prospectar novos clientes e aquecer ainda mais os negócios no mercado externo”, afirmou Luciane Passaia, do departamento de exportação da Rinaldi.
Na Itermot, a Rinaldi também apresentará os pneus off-road HE 42 (nas medidas 90/90-21, 140/80-18), SR 39 (100/90-19 e 90/90-21) e HE 40 (90/90-21 e 140/80-18). “A qualidade da linha off-road já é reconhecida pelos nossos clientes na Europa. O mercado é muito forte por lá e temos totais condições de ampliar a participação da fábrica por meio de novos parceiros. A Intermot é uma feira grande, que movimenta todo o segmento. As expectativas são ótimas e esperamos a visita de parceiros de outras regiões, como a América do Sul”, concluiu Luciane.
Fontes: Mundo Press; Máquina Cohn & Wolfe