Publicidade

Convencer todos os motociclistas a usarem capacete é, em diferentes regiões mundo afora, um desafio e tanto. E agora a tecnologia pode ajudar nesta missão. Isso porque motos com câmera que podem detectar se o piloto está de capacete estão em desenvolvimento na Índia, um dos maiores mercados de motos do mundo.

 

Motos com câmera podem detectar uso do capacete

A Índia é atualmente um dos países destaque em número de motos comercializadas e fabricadas. E é por isso que o presidente de desenvolvimento de novos produtos da marca TVS, Vinay Harne, revelou planos para uma nova tecnologia de segurança futura.

Motos com câmera poderão verificar se o motociclista está de capacete

Publicidade

A novidade foi apresentada no Conclave de Segurança Rodoviária, onde fabricantes de veículos de duas rodas estão mostrando o que estão fazendo para melhorar a segurança das motos no país. Desta forma, um “Lembrete de uso do capacete” baseado em câmera já está em desenvolvimento.

Isso mesmo, com o uso de sistemas baseados em câmeras, deverá ser possível detectar se o motociclista está usando capacete ou não. No caso de um motociclista estar sem capacete, uma mensagem deve piscar no visor digital para lembrar o motociclista.

Sistema poderá estar conectado aos painéis TFT das motos da TVS

Segundo o chefe da TVS – que é parceira comercial da Dafra no Brasil – o sistema já está em desenvolvimento em vários modelos diferentes e será lançado em breve! Se a TVS for capaz de trazer este sistema, muito provavelmente será o primeiro de seu tipo no mundo. Espere que seja lançado nos modelos Apache RR310 ou talvez na scooter elétrica iQube, ambos com telas TFT.

Publicidade

Veja também:

Dafra-Apache-RTR-200-ABS-2023-768x512

Motos da TVS modelos Apache 200 são vendidas no Brasil pela Dafra

Câmeras de tráfego alimentadas por IA

A inteligência artificial já possibilitou que câmeras detectassem se um motociclista está usando capacete ou não. Essas câmeras de trânsito alimentadas por IA tornaram-se recentemente operacionais em Kerala, na Índia.

Assim como aqui no Brasil, por lá capacetes são obrigatórios tanto para o piloto quanto ao garupa. O sistema da TVS provavelmente funcionará em um modo semelhante. A novidade deve usar uma câmera colocada no painel, para detectar automaticamente a presença ou ausência de um capacete.

Publicidade

O que você achou da novidade? Será que em breve poderemos ver esse tipo de sistema aqui no Brasil?

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]