Publicidade

Professor da Funda‡Æo Vanzolini repercute pesquisa sobre pre‡o do carro popular

Recente pesquisa mostrou que nunca o carro popular foi tÆo caro no Brasil. Montadoras e revendedores argumentam que o carro popular hoje ‚ muito mais moderno e sofisticado e o pre‡o alto seria conseqˆncia das mudan‡as na economia e o aumento dos pre‡os de algumas mat‚rias-prima como a‡o e petr¢leo que tiveram reajuste al‚m da infla‡Æo.

J  o professor Mauro Zilbovicius, da Funda‡Æo Vanzolini e do Departamento de Engenharia de Produ‡Æo da POLI-USP, afirma que o carro popular mudou pouco e os custos de produ‡Æo ficaram menores. “Eles ganham essas inova‡äes junto com os demais, nÆo sÆo investimentos espec¡ficos para os carros populares, que justificariam um custo maior pra eles. O custo tem a ver com a disposi‡Æo do consumidor comprar muito mais do que com o custo para produzir o ve¡culo”.

SugestÆo de Fonte: Mauro Zilbovicius, Professor da Funda‡Æo Vanzolini e do Depto. de Engenharia de Produ‡Æo da POLI-USP, Pesquisador dos modelos de produ‡Æo da ind£stria automobil¡stica e autor dos livros “De JK a FHC: a reinven‡Æo dos carros” e “Modelos para produ‡Æo, produ‡Æo de modelos”.

Publicidade