Publicidade

Com forte apelo retrô e novo design, a Honda CB 1000R, que chegará em breve às lojas, já tem preço: R$58.690. E para quem quiser reservar a sua, as concessionárias Honda já estão com “pré-venda” aberta (mediante um adiantamento) para entrega das primeiras motos em abril. A nova CB 1000R foi mostrada como conceito no Salão de Tóquio de 2017 e nos mercados americano e europeu ela já está à venda desde o ano passado, onde custa cerca de U$13.000 e €13.250, respectivamente – algo entre R$48 e R$55 mil.

Mistura de estilos deixou a moto realmente muito atraente

Mistura de estilos deixou a moto realmente muito atraente

Ela traz um novo conceito denominado (pela Honda) Neo Sports Café, mas sem perder o caráter clássico-esportivo, marca da família CB. Como é de se esperar, a moto mantém o patamar de excelência no desempenho, mas inova completamente no design, ao associar ao estilo naked-streetfighter, onde força e esportividade são as marcas principais, o charme das café-racer. E o resultado realmente ficou muito bom, dando à moto uma personalidade própria que chama muito a atenção. Arremata esse bonito desenho a iluminação da moto Full LED, com DRL (Daytime Running Light) na traseira e dianteira.

CB 1000R: tudo que você tem direito

Tudo o que faltava na versão anterior da Honda CB 1000R esta nova moto traz, principalmente no que diz respeito à tecnologia eletrônica. Acelerador eletrônico Throttle By Wire (TBW) e controle de tração se destacam pela funcionalidade que oferecem, com quatro modos de pilotagem que possibilitam alterar o nível de potência, do freio-motor e da intervenção do controle de tração. Três modos já estão definidos:

Publicidade
  • RAIN – a potência fica no nível mais baixo, o freio-motor em nível intermediário e o controle de tração em nível elevado;
  • STANDARD – a potência, o controle de tração e o freio-motor são parametrizados no nível intermediário;
  • SPORT – a potência é ajustada em nível pleno e tanto controle de tração quanto freio-motor estão no nível menos intrusivo;
  • USER – permite desligar o controle de torque ou determinar o nível de cada um dos parâmetros ao gosto do piloto.

Veja o vídeo promocional da Honda:


A Honda informa que a nova CB 1000R é mais rápida nas três primeiras marchas (até os 130 km/h) que a irmã superesportiva CBR 1000RR Fireblade. A escolha dos componentes e materiais usados na CB 1000R deram à moto uma relação peso-potência comparável à de superesportivas. São 199 kg para 141,4 cv de potência: 1,4 kg/cv (cada cavalo do motor empurra 1,4 kg). Para entregar esse desempenho, o motor de 4 cilindros em linha, DOHC, 998 cm³ e 16 válvulas foi ajustado para oferecer muito torque em médias rotações – entre 6 e 8 mil rpm – onde praticamente os 10,2 kgf.m de torque já estão à disposição.

O motor – derivado da Fireblade, faz par com uma caixa de marchas de seis velocidades, assistida por embreagem deslizante de comando hidráulico, que auxilia nas reduções de marcha em pilotagem esportiva, limitando eventuais perdas de aderência do pneu traseiro. A escolha dos modos de pilotagem ocorre através de comando situado no punho esquerdo do guidão e tudo é mostrado no painel de instrumentos totalmente digital e que é praticamente um tablet e mostra além de tudo que é tradicional (velocímetro, conta giros, indicador de marchas, etc…) todas as informações do computador de bordo e dos modos escolhidos para pilotagem, além do shift light, luz que indica o momento para efetuar a troca para uma marcha para cima e a luz ECO de pilotagem econômica.

Na nova CB 1000R, o desenho compacto proporciona posição de pilotagem mais esportiva

Na nova CB 1000R, o desenho compacto proporciona posição de pilotagem mais esportiva

Publicidade

O chassi da moto é do tipo monotrave, construído em liga de aço mais leve e tem dimensões compactas. A trave superior tem perfil quadrado e na região das pedaleiras do piloto se une a placas de alumínio, onde está fixado o eixo do monobraço da balança da suspensão traseira. Essa forma de construção do chassi determinam a inclinação da coluna de direção (rake) a 25 graus e do trail com 100 mm. Combinado com a distância entre eixos de 1.452 mm, o resultado é muita agilidade e equilíbrio, com a distribuição de peso na proporção de 49/51% entre a frente e a traseira.

A suspensão dianteira é totalmente regulável, do tipo SFF-BP (Separate Function front Fork – Big Piston) fabricada pela Showa, e abriga todas as funções de amortecimento de um lado e reserva o outro lado para molas. Essa arquitetura garante respostas mais uniformes, conforto e controle em todas as condições de pilotagem. Na traseira a balança monobraço está ligada a um conjunto mola-amortecedor Showa, totalmente regulável. O sistema de freios é composto traz discos flutuantes de 310 mm na dianteira com cálipers radiais de quatro pistões. Na traseira há disco de 256 mm e cáliper de dois pistões e as rodas são de 17 polegadas.

A Honda CB 1000R já está disponível nas concessionárias da marca pelo preço público sugerido de R$58.690 (base Estado de São Paulo), nas cores vermelho metálico e preto perolizado. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem, além de contar com o Honda Assistance, que garante assistência 24 horas em países da América do Sul em caso de necessidade.

FICHA TÉCNICA HONDA CB 1000R 2019

Motor DOHC, 4 cilindros, quatro tempos, arrefecimento líquido
Capacidade cúbica 999,4 cm³
Diâmetro x curso 75,0 x 56,5 mm
Relação de compressão 11.6:1
Potência máxima 141,4 cv a 10.500 rpm
Torque máximo 10,2 kgf.m a 8.000 rpm
Alimentação Injeção eletrônica PGM-FI
Transmissão Seis velocidades, por corrente
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Lubrificação Forçada, por bomba trocoidal
Chassi Monotrave – Diamond Frame
Suspensão dianteira Garfo telescópico, curso de 109 mm (eixo da roda)
Suspensão traseira Mono-Shock, curso de 131 mm (eixo da roda)
Freio dianteiro Duplo disco de 310 mm
Freio traseiro Disco de 256 mm
Pneu dianteiro 120/70 ZR17M/C (58W)
Pneu traseiro 190/55 ZR17M/C (75W)
Comprimento 2.117 mm
Largura 789 mm
Altura 1.094 mm
Peso seco 199 kg
Altura do assento 830 mm
Distância entre eixos 1.452 mm
Vão livre do solo 138 mm
Capacidade do tanque 16,1 litros
Iluminação Full LED
Bateria 12 V – 8.6 Ah
Ignição Eletrônica
Preço Público Sugerido R$ 58.690,00
Cores disponíveis Vermelho metálico / Preto perolizado
Garantia / Assistência 3 anos s/ limite de km + Honda Assistance

CB1000R

Publicidade
Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.