Publicidade

Nesta quarta, quinta e sexta-feira e no sábado (05 a 08 de junho) acontece a 2ª Oficina de Capacitação do ano letivo de 2013 em Educação para o Trânsito, realizada pela CCR ViaLagos para aplicação do conteúdo pedagógico do Programa Estrada Para a Cidadania.

Capacitação de professores promovida pela CCR ViaLagos

Capacitação de professores promovida pela CCR ViaLagos

Estrada para a Cidadania adiciona à grade curricular das escolas públicas, as disciplinas Educação para o Trânsito, destinada às crianças do 4º ano, e Educação Ambiental, abordada entre os alunos do 5º ano do ensino fundamental.

E para facilitar ainda mais a assimilação do programa pelas escolas, mais de 850 professores dos municípios de Rio Bonito, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio participam da capacitação oferecida pela concessionária em parceria com as Secretarias Municipais de Educação para orientar e conscientizar 16 mil alunos para a importância dos dois temas.

Publicidade

O treinamento em Meio Ambiente será realizado nos dias 12, 14, 21, 22 e 27 de junho. Os educadores recebem ainda sugestões de exercícios, trabalhos e atividades do Estrada para Cidadania em sala de aula e algumas das tarefas envolvem também os familiares das crianças, com exercícios que precisam ser feitos em casa. Essa atividade é um importante fator disseminador das informações ensinadas nas salas de aula, que multiplica o número de pessoas impactadas pelo projeto.

Desde a sua criação em 2002, cerca de 1,5 milhão de crianças participaram das atividades do Programa Estrada Para a Cidadania

Desde a sua criação em 2002, cerca de 1,5 milhão de crianças participaram das atividades do Programa Estrada Para a Cidadania

Estrada para a Cidadania tem um material didático completamente exclusivo, que segue os padrões atuais de ilustração, linguagem e leis de trânsito e cidadania. O programa chega pronto às secretarias de educação dos municípios parceiros: a CCR oferece os livros dos alunos, os livros dos professores e as oficinas de capacitação de conteúdo, e promove ações públicas de cidadania com os estudantes. Visando a inclusão de professores e alunos com deficiência visual, todo o material também é produzido em braille e oficinas específicas de capacitação são oferecidas.

O Programa reforça o compromisso do Grupo CCR com a sustentabilidade. Considerado um dos maiores projetos privados de educação de trânsito do País, Estrada para a Cidadania contribui efetivamente para a redução de acidentes e vítimas do trânsito, por meio de orientação para a formação de pedestres e novos motoristas mais conscientes. Desde a sua criação, em 2002, cerca de 1,5 milhão de crianças, 500 mil usuários e 64 mil professores foram contemplados pelas ações do programa, no Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

Publicidade

A Oficina de Capacitação acontece nesta quarta-feira (5/6) em São Pedro da Aldeia, na quinta (6/6) em Saquarema, na sexta (07/06) em Rio Bonito e no sábado em Araruama, das 8h30 às 11h30. No dia 13 de junho, o treinamento será oferecido em Cabo Frio.