Publicidade

Estamos na Semana Nacional do Trânsito – 18 a 25 de setembro – e várias empresas realizam ações para ajudar a melhorar o trânsito das nossas cidades e a segurança de todos os atores desse circo. No segmento de motos, a Honda mais uma vez toma a dianteira e utiliza sua estrutura para reforçar a mensagem de conscientização para um trânsito mais seguro em todo o Brasil.semananacionaltransito_destaque

A partir desta semana e até o final de setembro a equipe de instrutores dos três Centros Educacionais de Trânsito Honda – CETH, localizados em Indaiatuba-SP, Recife-PE e Manaus-AM percorrerão o País atendendo cerca de 4.500 mil pessoas. As atividades acontecerão em Indaiatuba-SP, Recife-PE, Belo Horizonte-MG, Goiânia-GO, Rondônia e Acre. Confira abaixo o detalhamento das atividades:

CETH em Indaiatuba

Na cidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo, o CETH promoverá uma blitz educativa nos dias 18 e 25 de setembro, das 9:00 às 11:00 no Parque Ecológico do município, em parceria com a prefeitura local. Quem quiser, é só aparecer a participar. Já no dia 21 de setembro, em parceria com o Demutran – Departamento de Trânsito Municipal de Indaiatuba, haverá uma palestra com o tema ‘Harmonia no Trânsito’ para 100 alunos e convidados do SESI.

A palestra tem o objetivo de provocar uma reflexão em cada um dos participantes, convocando-os a fazer uma avaliação pessoal sobre a forma como se comportam no trânsito no dia-a-dia. Dessa forma, o tema segurança viária será apresentado para todos os públicos: pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Por fim, no dia 25 de setembro a palestra ‘Harmonia no Trânsito’ será ministrada também na Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura – FIEC, para uma turma de 100 alunos e convidados.

Publicidade
CETH faz um trabalho que deveria ser copiado por todas as marcas e espalhado pelo Brasil todo de forma permanente

CETH faz um trabalho que deveria ser copiado por todas as marcas e espalhado pelo Brasil todo de forma permanente

CETH em Recife

No Recife, nos dias 19 e 21, escolas municipais receberão a palestra ‘Harmonia no Trânsito’, em parceria com o 11º Batalhão da Polícia Militar. Cerca de 200 alunos do ensino fundamental participarão da apresentação. Já no dia 20 de setembro será a vez dos pequenos terem acesso às atividades de educação no trânsito e cidadania, por meio do Clubinho Honda – Trânsito Amigo, que estará na Feira de Educação de Trânsito, organizada pelo Detran do Estado de Pernambuco.

A cidade mirim itinerante do Clubinho Honda atenderá cerca de 350 crianças de escola públicas credenciadas para o evento. O espaço kids terá uma minipista que simula os principais símbolos do trânsito, com ruas, semáforo, faixa de pedestre e placas de sinalização. Dessa forma lúdica e divertida, as crianças terão contato com práticas de segurança no trânsito e cidadania.

CETH em Rondônia e Acre

A equipe do CETH de Manaus percorrerá as cidades de Rio Branco, Porto Velho, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e Guajará Mirim nos Estados de Rondônia e Acre com atividades itinerantes de pilotagem. Os eventos acontecerão entre os dias 17 de setembro e 10 de outubro. Serão ministradas palestras de conscientização no trânsito e treinamentos para motociclistas habilitados. Entre os temas do curso estão postura e equipamentos de proteção, condução em vias expressas e rodovias, estratégias de segurança, frenagem e mudança de direção, técnicas de curvas, pilotagem na chuva e à noite, deslocamento em grupo, adversidades, cuidados na condução de passageiros e pilotagem defensiva.

Publicidade

Está prevista a participação de cerca de 720 pessoas nas atividades e as vagas são limitadas. Para se inscrever, os interessados devem procurar as concessionárias parceiras da ação:

  • Star motos – Rio Branco – Via Chico Mendes, n° 1164 – (68) 3302-3080
  • Mastter Moto – Porto Velho – Av. Amazonas, n° 3650, Agenor De Carvalho – (69) 3119-9999
  • Canopus – Cacoal – Av. Castelo Branco, n° 18712, Incra – (69)3443-0500
  • Cometa Moto Center – JI-Paraná – Av. Transcontinental, n°520, Bairro Primavera – (69) 3421-3181
  • Rondo Motos – Ariquemes – Rua Fortaleza, n°2052, Setor 3 – (69) 3516-7000
  • Rodão Moto Peças – Guajará Mirim – Av. 15 De Novembro, n° 3195 – (69) 3541-1990Trânsito seguro

CETH em Belo Horizonte

Entre os dias 19 a 21 de setembro, em parceria com a Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, a Honda participará do Moto checkUp na cidade de Belo Horizonte-MG. São esperados cerca de 2.500 participantes no evento, onde os mecânicos da rede Honda fazem a checagem gratuita de 21 itens das motocicletas da marca. Em seguida, os participantes assistem a uma rápida palestra sobre pilotagem segura, promovida pelo CETH.

Também são realizadas demonstrações práticas de frenagem correta e, ao final, o participante ganha um vale para troca gratuita de óleo da motocicleta. Considerado o maior programa setorial de vistoria gratuita de motocicletas e de conscientização sobre segurança no trânsito da América Latina, o evento será realizado na Avenida Presidente Antônio Carlos, n° 4233, São Francisco – Belo Horizonte.

CETH em Goiânia

O Cetran de Goiás – Conselho Estadual de Trânsito – e o CETH realizam atividades educativas em prol de um trânsito mais seguro em todo o Estado. As ações, que deverão englobar mais de 500 participantes, tiveram início no dia 29 de agosto e se estenderão até 26 de setembro. A inciativa prevê a realização de treinamentos para instrutores dos Centros de Formação de Condutores (CFC) de Goiás, além de órgãos públicos, entre eles a Polícia Militar. Os profissionais participarão de um curso gratuito com duração de oito horas, divididas em aulas teóricas e atividades práticas.

Publicidade

O objetivo é aprimorar as técnicas de pilotagem dos responsáveis pela formação de novos motociclistas e, dessa forma, contribuir para um trânsito mais seguro. E para espalhar as boas práticas de segurança no trânsito, a equipe do CETH ainda oferecerá cursos gratuitos abertos à comunidade, voltados a motociclistas de todo o Estado. Para participar, os interessados poderão entrar em contato com as concessionárias parceiras da ação: Cical, Moto Nova e Moto Aires. Os treinamentos acontecem aos sábados, das 8:00 às 12:00.

separador-snt

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.