Publicidade

A desacelera‡Æo da economia global derrubou a receita publicitaria e a circula‡Æo de jornais em todo o mundo.

O faturamento publicit rio dos di rios caiu pelo segundo ano consecutivo; a queda foi de 0,52% em 2002 em rela‡Æo a 2001. Apesar de ter recuado, o resultado nÆo foi pior do que o apurado em 2001, quando o faturamento dos jornais havia ca¡do 5% em rela‡Æo a 2000.

A circula‡Æo recuou 0,35% no ano passado, registrando a primeira queda em 5 anos. Os dados sÆo da pesquisa World Press Trends, apresentada hoje durante o 56o Congresso Mundial de Jornais e 10o Forum Mundial de Editores, em Dublin, na Irlanda. O estudo, que re£ne dados de 70 pa¡ses, aponta que no ano passado, 79% dos jornais tinham site na Web, contra 52% em 1998. Especificamente sobre o Brasil, o levantamento indica queda de 9,1% nas vendas de jornais em 2002 e de 2,7% nos £ltimos 5 anos.