Muitos nem imaginam, mas foi esta pequena naked de 250cc que inspirou e abriu espaço para o nascimento da nossa tão amada Hornet 600 e também a 900. Ela foi lançada em 1996, para revolucionar o mercado das Naked no Japão, competindo com as rivais Kawasaki Balius, Yamaha Zeal e Suzuki Cobra, todas com motores de quatro cilindros em linha de 250cc vindo de modelos esportivos carenados que saíram de linha no mesmo ano.
Seu motor é o mesmo de sua irmã esportiva, a CBR 250, DOHC de quatro cilindros em linha, 16 válvulas de arrefecimento líquido que gera 40 hp de potência a 14.000 rpm e faz 0-100 em aproximadamente 6 segundos. Mas o que destaca a Hornet 250 de suas rivais, já que possuem configurações semelhantes, sem dúvida é o design agressivo. É uma 250cc que vinha de fábrica com pneu 130/70 R16 na dianteira, 180/55 R17 na traseira (!!!) e podia ser facilmente confundida com uma 600cc.
Mas pneus dessa medida não prejudicam o desempenho da moto, deixando ela “amarrada” nas saídas e pesada pra deitar nas curvas? Sim, talvez. O importante é que essas medidas não impedem que ela atinja 180 Km/h e percorra estradas sinuosas com quase a mesma facilidade que as rivais de pneu 130 e 140. Pura mágica da engenharia Honda.
E antes que perguntem como ela se sairia frente às nacionais CB 300, Fazer 250 e Ninja 250R, é bom esclarecer que a CB 250F Hornet é uma verdadeira naked, com motor vindo de uma esportiva 250cc de alto desempenho. Em uma corrida entre as quatro, a disputa seria para decidir o segundo, pois a Hornet com certeza chegaria em primeiro lugar, independente da pista. Não menosprezando as nacionais, que tem como proposta serem mais acessíveis e não mais rápidas, devemos primeiro saber o que comparar. Seria uma covardia.
E quando chega ao Brasil? Infelizmente, as chances da Hornet 250 chegar ao Brasil são mínimas por vários fatores. O mercado alvo da Hornet era somente o Japão, onde se tira habilitação por cilindrada e motos 250 cc estão livres da inspeção veicular e de alguns impostos. Para os outros países, nasceram as Hornet 600 e 900. A Hornet 250 teve sua produção encerrada em 2006 e suas últimas unidades foram vendidas em 2008. As montadoras, por sua vez, parecem ter perdido o interesse em produzir motos 250cc de motores quatro cilindros, pois o custo de produção quase iguala aos de maior cilindrada e o preço de venda não pode ser tão alto, já que se trata de uma 250 cc.
A CB 250F Hornet seria perfeita para os brasileiros: preço de uma 250, em torno de R$ 11.669,00 no Japão (modelo 2006). Aqui no Brasil custaria muito mais devido aos impostos e outros custos adicionados. O consumo de combustível seria razoável, desempenho que não deixa nada a desejar, podendo ainda ser melhorado – ela pode ultrapassar os 200 km/h com algumas modificações -, visual agressivo e imponente e os pneus largos que todo mundo adora! Se você se interessa por motos da categoria naked, consulte o Guia de Motos do Motonline!
Confira a ficha técnica:
Modelo | Honda Hornet 250 |
Ano de fabricação: | 1996~2006 no Japão |
Categoria: | Naked |
Motor e transmissão | |
Capacidade: | 249.00 cc |
Motor: | Quatro cilindros em linha, quatro tempos |
Potência: | 40.00 hP (29.2 kW) a 14000 rpm |
Torque: | 24.00 Nm (2.4 kgf-m ) a 11000 rpm |
Taxa de compressão: | 11.5:1 |
Válvulas: | 16, 4 por cilindro |
Alimentação: | 4 Carburadores |
Arrefecimento: | Liquido |
Câmbio | 6-velocidades |
Freios e rodas | |
Pneu dianteiro: | 130/70-ZR16 61W |
Pneu traseiro: | 180/55-ZR17 73W |
Freio dianteiro: | Disco |
Freio traseiro: | Disco |
Medidas | |
Peso seco: | 151.0 kg |
Altura do assento: | 760 mm |
Altura total: | 1,055 mm |
Comprimento total: | 2,045 mm |
Largura total: | 740 mm |
Entre eixos: | 1415 mm |
Tanque: | 16 Litros, 2 de reserva |