Publicidade

A Dainese é uma das mais famosas e aclamadas marcas de roupa e acessórios para motociclistas. Pelo visto, também uma das mais valiosas. Isto porque a italiana foi negociada nesta semana por um valor estratosférico, estimado em 630 milhões de euros (cerca de R$ 3,5 bi), com um grupo norte americano.

A transação foi liderada pela Investcorp, que detinha 80% do capital da Dainese SpA desde 2015, quando comprou a fração do criador da marca Lino Dainese. Já no papel de comprador esteve a Carlyle Group, uma multinacional especializada na gestão de ativos e serviços financeiros.

dainese e joan mir, da suzuki

A Dainese é uma das mais aclamadas marcas de vestuário de alto desempenho para motociclistas, escolhida por muitos nomes de motovelocidade. Na foto, o campeão da MotoGP 2020 Joan Mir com seu macacão da marca

 

Publicidade

Dainese é comprada por 630 mil euros

O objetivo da Carlyle é adicionar as marcas do grupo Dainese ao seu vasto portfólio de vestuário, que já conta com nomes como Moncler, Golden Goose e Design Holding. Além disso, deve promover uma expansão da marca em novos mercados, sobretudo na China e nos Estados Unidos.

Ao longo de 50 anos, a Dainese foi uma das empresas que mais investiu no desenvolvimento de equipamentos seguros. Na foto, um macacão da década de 1980 em detalhes

Mas para isso ela pretende manter vivo o DNA da empresa e deixará o atual CEO da Dainese, Cristiano Silei, ativo no cargo. Ao que tudo indica, a equipe vem fazendo um bom trabalho, uma vez que as vendas da italiana tiveram um salto de 2015 para cá. Quando a compraram de Lino, a transação foi de aproximadamente 120 milhões (cinco vezes menos que seu valor atual).

Veja também:

Publicidade

 

Dainese, o Red Demon

A Dainese nasceu em Molvena, na Itália, em 1972, já produzindo artigos para motociclistas. Logo a qualidade de seus itens de vestuário despertaria o interesse de pilotos de todo o mundo, especialmente após os investimentos da marca em grandes competições como o Mundial de Motovelocidade.

jaqueta com air bag da dainese

As jaquetas com air bag foram mais um dos importantes produtos criados pela marca – especialmente as de uso ‘civil’

Aliás, o Mundial foi uma grande vitrine para a marca. Ela equipou pilotos como Dani Pedrosa, Jorge Lorenzo, Max Biaggi, Kenny Roberts e dois dos principais campeões da história, Valentino Rossi e Giácomo Agostini.

Publicidade
bota dainese

A empresa italiana tem um catálogo imenso de produtos e, inclusive, possui outras marcas. A mais famosa delas é a AGV, de capacetes

 

A marca ainda foi responsável por apresentar tecnologias inovadoras, como as jaquetas com air-bag. Além disso, fez importantes aquisições ao longo de sua história. Entre elas a compra da também italiana AGV, renomada fabricante de capacetes. Atualmente possui cerca de 1.000 funcionários e sua sede está em Vicenza, a 500km de Roma.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza