Publicidade

Uma big trail está fazendo bonito em um dos maiores ralis do mundo! Estamos falando da Aprilia Tuareg 660, modelo off-road que está encarando o Africa Eco Race, um dos maiores e mais desafiadores ralis do planeta.

Big trail no Africa Eco Race

A Tuareg foi lançada na Europa em 2021 e logo chamou a atenção pelo conceito de ‘big trail raiz‘. Leve, bruta e aparentemente descomprometida com o conforto, a italiana mira especialmente nas rivais Yamaha Ténéré 700 e KTM 890 Adventure.

Tuareg

Tuareg pilotada por Jacopo Cerutti venceu a primeira etapa da Africa Eco Race, no Marrocos

Para isso, a moto é equipada com suspensões ajustáveis e com mais de 220 mm de curso, rodas aro 21 polegadas na frente e 18 na traseira e chassi que une aço e alumínio, em prol da redução de peso. Na balança, a italiana marca 187 kg a seco.

Publicidade

Já o motor também contribuiu com o desempenho off-road, claro. Trata-se de um bicilíndrico em linha, com arrefecimento a líquido e que gera 80 cv e 7,1 kgf.m de potência e torque máximos. Aliás, são números logo acima dos 72 cv e 6,9 kgf.m da Yamaha T7.

Pois bem, a Aprilia agora fez um regresso às corridas no deserto com a Tuareg. Mais do que isso, a moto pilotada por Jacopo Cerutti venceu a primeira etapa da Africa Eco Race, no Marrocos e liderou a classificação geral em diversos momentos.

Marca pretende competir com força nos grandes rally raids africanos

Falando nela, a primeira etapa teve 598 km de extensão, e contou com pilotos enfrentando 174 km de provas especiais. Contudo, ao final Cerutti conseguiu criar uma vantagem de quase 2 minutos sobre rivais como Alessandro Botturi e Pol Tarres, ambos com a Yamaha Ténéré.

Publicidade

Mais do que isso, ao atravessar o deserto de Nador a Boudnib, Cerutti sinalizou o compromisso da Aprilia com o seu ambicioso projeto “De volta à África”, com o objetivo de competir nos grandes rally raids africanos!

Veja também:

Desejada no Brasil

Assim como a rival Yamaha Ténéré 700, a Aprilia Tuareg 660 é uma moto desejada no Brasil. Entretanto, ambas nunca chegaram ao nosso mercado nacional. Mais do que isso, a marca italiana Aprilia não tem participação oficial no país.

Contudo, a Tuareg poderia muito bem competir entre os modelos big trail presentes por aqui. Isso porque a moto oferece um bom pacote eletrônico, com painel TFT de 5 polegadas e quatro modos de pilotagem (sendo dois personalizáveis).

Publicidade
Aprilia Tuareg 660

Aprilia Tuareg 660 não deve chegar ao Brasil, uma vez que a marca não atua oficialmente por aqui

Além disso, a motocicleta tem modo de pilotagem off-road, iluminação em LED, cruise control e as já citadas suspensões ajustáveis. E para o uso fora de estrada ainda é possível desligar o sistema ABS.

 

Quanto custa a big trail

Por fim, o preço. Em sua terra natal, a Itália, a Tuareg parte dos 12 mil euros, custando cerca de 10% mais que a Tenere 700 básica. Para comparação, uma MT-07 custa 8 mil euros – e sai por R$ 47.990 no Brasil, apesar de estar com uma geração de atraso por aqui. E aí, gostaria de ver essa big trail chegando no Brasil?

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]