Publicidade

Uma big trail estรก fazendo bonito em um dos maiores ralis do mundo! Estamos falando da Aprilia Tuareg 660, modelo off-road que estรก encarando o Africa Eco Race, um dos maiores e mais desafiadores ralis do planeta.

Big trail no Africa Eco Race

A Tuareg foi lanรงada na Europa em 2021 e logo chamou a atenรงรฃo pelo conceito de ‘big trail raiz‘. Leve, bruta e aparentemente descomprometida com o conforto, a italiana mira especialmente nas rivais Yamaha Tรฉnรฉrรฉ 700 e KTM 890 Adventure.

Tuareg

Tuareg pilotada por Jacopo Cerutti venceu a primeira etapa da Africa Eco Race, no Marrocos

Para isso, a moto รฉ equipada com suspensรตes ajustรกveis e com mais de 220 mm de curso, rodas aro 21 polegadas na frente e 18 na traseira e chassi que une aรงo e alumรญnio, em prol da reduรงรฃo de peso. Na balanรงa, a italiana marca 187 kg a seco.

Publicidade

Jรก o motor tambรฉm contribuiu com o desempenho off-road, claro. Trata-se de um bicilรญndrico em linha, com arrefecimento a lรญquido e que gera 80 cv e 7,1 kgf.m de potรชncia e torque mรกximos. Aliรกs, sรฃo nรบmeros logo acima dos 72 cv e 6,9 kgf.m da Yamaha T7.

Pois bem, a Aprilia agora fez um regresso ร s corridas no deserto com a Tuareg. Mais do que isso, a moto pilotada por Jacopo Cerutti venceu a primeira etapa da Africa Eco Race, no Marrocos e liderou a classificaรงรฃo geral em diversos momentos.

Marca pretende competir com forรงa nos grandes rally raids africanos

Falando nela, a primeira etapa teve 598 km de extensรฃo, e contou com pilotos enfrentando 174 km de provas especiais. Contudo, ao final Cerutti conseguiu criar uma vantagem de quase 2 minutos sobre rivais como Alessandro Botturi e Pol Tarres, ambos com a Yamaha Tรฉnรฉrรฉ.

Publicidade

Mais do que isso, ao atravessar o deserto de Nador a Boudnib, Cerutti sinalizou o compromisso da Aprilia com o seu ambicioso projeto โ€œDe volta ร  รfricaโ€, com o objetivo de competir nos grandes rally raids africanos!

Veja tambรฉm:

Desejada no Brasil

Assim como a rival Yamaha Tรฉnรฉrรฉ 700, a Aprilia Tuareg 660 รฉ uma moto desejada no Brasil. Entretanto, ambas nunca chegaram ao nosso mercado nacional. Mais do que isso, a marca italiana Aprilia nรฃo tem participaรงรฃo oficial no paรญs.

Contudo, a Tuareg poderia muito bem competir entre os modelos big trail presentes por aqui. Isso porque a moto oferece um bom pacote eletrรดnico, com painel TFT de 5 polegadas e quatro modos de pilotagem (sendo dois personalizรกveis).

Publicidade
Aprilia Tuareg 660

Aprilia Tuareg 660 nรฃo deve chegar ao Brasil, uma vez que a marca nรฃo atua oficialmente por aqui

Alรฉm disso, a motocicleta tem modo de pilotagem off-road, iluminaรงรฃo em LED, cruise control e as jรก citadas suspensรตes ajustรกveis. E para o uso fora de estrada ainda รฉ possรญvel desligar o sistema ABS.

 

Quanto custa a big trail

Por fim, o preรงo. Em sua terra natal, a Itรกlia, a Tuareg parte dos 12 mil euros, custando cerca de 10% mais que a Tenere 700 bรกsica. Para comparaรงรฃo, uma MT-07 custa 8 mil euros – e sai por R$ 47.990 no Brasil, apesar de estar com uma geraรงรฃo de atraso por aqui. E aรญ, gostaria de ver essa big trail chegando no Brasil?

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. รvido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]