Publicidade
Foto: Claudinei Cordiolli

Foto: Claudinei Cordiolli

Oi gostaria que vocês me esclarece-se uma duvida ouvi falar da moto web evo, gostaria de saber se é verdade que ela não precisa de habilitação para conduzi-la. E qual marca, modelo, ano. E qual as vantagens e desvantagens dessa moto. Obrigada. Adriana Aparecida (23) Sete Lagoas – MG

R: Adriana trata-se de um produto tipicamente urbano, sua característica lhe propiciará utilizá-la, tão somente, na cidade. Jamais enfrentar uma rodovia devida sua baixa cilindrada e potência, além de ser proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro. É um produto que não se deve ultrapassar os 70 km/h. Como vantagem a economia de combustível e baixo custo de manutenção.

O Código de Trânsito Brasileiro exige habilitação – CNH para se pilotar motocicleta ou ciclomotor, ou ACC só para ciclomotor como é o caso desse produto.

Publicidade

As concorrente da Sundown Web Evo são: Yamaha Cripton K, Dafra Zig, Honda Pop e Kasinski Win 110. Todas máquinas na mesma faixa de preço e cilindrada.

Antes de optar pela marca/modelo pesquise na internet, analise a satisfação dos consumidores e veja o atendimento das concessionárias de sua região, bem como, o custo de peças como farol, retrovisores, filtro de óleo, manetes, peças que em pequenos acidente demanda a troca.

Dúvidas sobre o que comprar, CNH ou ACC, Blitz X eliminador de pára-lama e escapamento esportivoE quando comprar, nos envie uma foto.


Resposta para Dalmo Henrique. se voce é dono da moto e seu irmão pegou ela sem a sua autorização ai tudo muda, se é que você esta me entendendo, um abraço. julliano jacksom (39) Jataí – GO

Publicidade

R: Juliano o DPVAT tem como característica indenizar a vítima e suas seqüelas, gastos médicos, custear funeral, etc. Não tem caráter de indenizar danos do veículo.


Um amigo adquiriu recentemente uma Moto Super 100. Sua dúvida: exige-se uma autorização (ACC) ou tem que providenciar a CNH? Qual é a lei que trata da ACC? Muito grato Genésio (52) São Luiz – MA

R: Genésio sim é necessário ACC – Autorização para Conduzir Ciclomotor ou CNH – Carteira Nacional de Habilitação – categoria A.
A Resolução 168/04 do DENATRAN regulamenta a ACC.
No entanto, conquistar a CNH é mais vantajoso, pois, se seu amigo desejar subir de cilindrada já estará habilitado, enquanto na ACC só poderá pilotar ciclomotor que hoje no Brasil vai até 110 cilindradas.


Ontem fui parado em uma blits da PM perto de minha casa e eles levaram 30 minutos para liberar eu e minha moto, ele implicou com a ponteira por ser importada e com o eliminador de para-lama, me disseram que estavam só avisando e que na próxima iria guinchar. Pergunto eu. A moto é uma HORNET laranja com placa de SP será que eles estão corretos ou foi um pequeno preconceito, eles tem este direito, se quiser lhe mando a foto para avaliar a situação, estou rodando assim desde de 2007, ja me pararam varias vezes e nunca a federal e estadual, nem a PM me alertou quanto a isto. Agradeço sua atenção e aguardo sua resposta. André Martins (32) Joinvile – SC

Publicidade

R: André o eliminador de pára-lama não é ilegal, mas se torna um problema se a autoridade de trânsito não conseguir verificar a placa. A tendência é a placa deitar, impossibilitando a identificação.
Quanto ao escapamento, você só poderia ser autuado se a autoridade de trânsito puder no momento, auferir nível de ruído e índice de poluição. Ruído e poluição estando fora dos parâmetros legais caberia retenção do documento da moto para você regularizar.

Abraço a todos e não esqueçam: não há razão quando se ganha uma lesão. Pilote equipado e defensivamente. Lembrando que equpamento não é só capacete.