Publicidade

Há 80 anos, a BMW apresentou o BMW R5 para o público internacional – uma nova moto que mostrava o desenvolvimento tecnológico que iria influenciar a indústria de motos até à década de 1950. Aquela motocicleta foi inspirada na moto que vencia corridas na categoria 500 cc de 1935 e que já tinha sido revolucionária em 1930 com um novo chassi.BMW-R5_4

Para marcar o 80º aniversário daquela R5, a BMW Motorrad honra este ícone da história das motos e apresenta no famoso Concorso d’Eleganza Villa d’Este 2016 seu modelo especial, BMW R5 Hommage, que traduz a essência do motociclismo na era moderna, combinando o design histórico da motocicleta com a modernidade das custom atuais. Na visão da BMW, a R5 Hommage une a beleza e a simplicidade de uma custom histórica, mas moderna. O Concorso d’Eleganza Villa d’Este reúne anualmente os representantes mais importantes do design de veículos de duas e quatro rodas – do passado e do presente – às margens do Lago Como, na Itália.

“Na sua estreia, a R5 não era apenas uma grande novidade da engenharia, mas seu design já chamava a atenção e ainda hoje continua a ser moderno”, diz Edgar Heinrich, chefe de design da BMW Motorrad. “Com o que temos hoje disponível, seria bem simples complicá-la, mas muito complicado mantê-la simples. acho que conseguimos captar a essência de uma motocicleta histórica e transportar sua clareza e apelo estético elegante para a era moderna, resultando numa combinação respeitosa de old-school e high-tech com uma pitada de alta performance”, resume Heinrich.BMW-R5_1

BMW R5 Hommage: elegância histórica

A BMW R5 Hommage mostra como as motocicletas históricas harmonizam com o mundo moderno. Ela usa um motor original da R5 de 500 cc que foi danificado num corrida, fornecido pelo entusiasta da customização, Sebastian Gutsch. E a parte estética da moto foi construída como convém a uma moto feita sob encomenda, feitas artesanalmente a partir do zero por Ronny e Benny Noren, dois irmãos que constroem motocicletas sob encomenda há mais de 30 anos, que seguiram exatamente as especificações da equipe de design da BMW Motorrad.BMW-R5_12

Publicidade

O motor de dois cilindros contrapostos (boxer) de 4 tempos da R5 foi completamente refeito. O original desenvolvia espetaculares 24 cv de potência a 5.500 rpm e este “retificado” teve vários componentes externos refeitos em alumínio, como as tampas laterais e dos cabeçotes dos dois cilindros, o que dá uma pitada de estilo moderno no núcleo histórico da moto. Para manter a aparência adequada mantendo a essência histórica da moto, muitas peças fora produzidas especialmente para completar o motor e a caixa de marchas. Na oficina dos irmãos Noren, com base em esboços feitos pelos projetistas da BMW Motorrad, todas as outras partes da R5 foram construídas de fato, feitas uma a uma a mão: o quadro, tanque de combustível, balança e para-lama traseiro, e muitas outras partes menores.BMW-R5_3

O resultado é impressionantemente fiel ao espírito original da R5 de 1935, mas que se traduz numa união do antigo com o moderno. O quadro e o tanque de combustível forma um conjunto elegante em forma de gota, o guidão é ligeiramente mais inclinado para não deixar dúvida de que é uma moto customizada, os tubos do quadro são ovais, uma característica marcante da moto original e emoldurando o tanque de combustível há uma linha contínua que parece partir do guidão até o cubo da roda traseira, dando à vista lateral um toque de elegância, completando com o layout minimalista do para-lama traseiro.

O requinte da construção da R5 Hommage destaca-se também em alguns detalhes do motor, como o compressor especialmente desenvolvido e que agora aumenta significativamente a potência disponível. Isso implicou na construção de um sistema de escape em aço inoxidável que otimiza o funcionamento enquanto procura ser fiel ao som original. Outros toques contemporâneos são fornecidos pela nova suspensão traseira com um amortecedor central, e pelo sistema de freios à disco nas duas rodas, com o traseiro especialmente projetado junto com o cubo da roda.BMW-R5_33

A cor segue o estilo clássico BMW, com o tema básico sendo seguido à risca: preto com riscas brancas, embora interpretados em estilo contemporâneo, é claro. O brilho está lá, no chassi, no tanque de combustível, no para-lama traseiro, nas rodas raiadas, nas tampas do motor e nos tubos dos dois escapamentos. Mas é sempre um brilho suave, discreto, apenas para refletir a beleza da simplicidade da BMW R5 Hommage. O assento, único, é original, feito em couro costurado a mão com estampa em baixo relevo.Separador_motos

Publicidade
Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.