Publicidade

Aprenda a usar os espelhos retrovisores da sua moto e dos carros que estÆo em volta. Parece uma dica mais do que ¢bvia e elementar, mas a julgar pela forma que alguns motociclistas pilotam, parece que a maioria nÆo sabe usar o espelho corretamente. Alguns, inclusive, nem sequer se d  ao trabalho de manter o equipamento em bom estado.

As motos sÆo projetadas para pilotos com m‚dia de 1,70m de altura e peso de 70 kg. Como a humanidade ‚ muito variada – basta ver os n“mades do Kalahari com mais 1,90m e 60 kg! – as motos sÆo dotadas de v rias regulagens, algumas delas totalmente desconhecidas pela maioria. O guidÆo, por exemplo, pode ser deslocado para frente e para tr s para se acomodar ao bi¢tipo do usu rio.

Os espelhos retrovisores estÆo nesta categoria de pe‡as “regul veis”. As f bricas equipam as motos com dois espelhos e o C¢digo de Trƒnsito Brasileiro obriga o uso dos dois. SÆo feitos de vidro convexo, de forma a alterar a reflexÆo e aumentar a  rea de “varredura”. Por outro lado, os outros ve¡culos parecem que estÆo mais longe do que a realidade. Em pouco tempo j  se acostuma com isso e a corre‡Æo ‚ feita instantaneamente.

Por‚m alguns motociclistas apela para espelhos do mercado paralelo, com vidro plano, que reduzem a  rea de visÆo. Ou entÆo colocam espelhos menores para facilitar a passagem da motos nos corredores entre os carros. Nos dois casos a visibilidade fica seriamente comprometida e isso explica porque tem tanto motociclista dando fechadas em outros motociclistas. Para resolver o problema das dimensäes do espelho, basta soltar o manicoto que sustenta o espelho e coloc -lo mais para dentro do guidÆo, pr¢ximo … coluna central.

Publicidade

Al‚m de aprender a usar corretamente os espelhos, os motociclistas podem evitar muitas fechadas se se acostumar a olhar os espelhos dos outros ve¡culos. Se quiser saber se um motorista est  ciente da sua presen‡a na moto, dˆ uma olhada no espelho retrovisor interno do carro. Se for poss¡vel ver os olhos do motorista, tudo limpo, ele j  sabe da sua presen‡a. Se aparecer apenas uma testa, cuidado, ele ainda nÆo te viu.

J  os espelhos laterais sÆo uma amea‡a aos nossos nervos. Agora as f bricas de carros finalmente estÆo se concentrando em reduzir as dimensäes destes espelhos. Mas nÆo ‚ por nossa culpa. Na verdade, ‚ uma forma de diminuir o arrasto aerodinƒmico e melhorar o consumo. Cuidado com os espelhos que estÆo … sua direita, porque se a manete de freio bater no espelho, a moto vai frear, desequilibrar e vocˆ poder  ser atingido por um carro ou outra moto que vˆm na mesma balada.

E quando o espelho da sua moto come‡ar a ficar emba‡ado, troque por um novo. Moto se pilota com um olho pra frente e outro no espelho. Principalmente no caso de uma frenagem de emergˆncia. Por serem mais leves que os carros, as motos param em menor tempo e distƒncia. Quando for frear fique monitorando o mundo atr s de si. NÆo existe situa‡Æo mais fr gil para um motociclista do quer ser pego pelas costas.