É comum ouvirmos histórias de grandes marcas de carros que em algum momento tentaram se aventurar no ramo de motocicletas. Algumas até bem conhecidas nossas e cases de sucesso, como a Honda. Mas estamos aqui para falar de uma empresa que fez tremendo sucesso no Brasil sem muitos conhecerem seu nome e que, muito antes disso, investiu nas duas rodas. Conheça a curiosa história da alemã Opel.
Marca de carros, Opel foi pioneira nas motos
A fabricante com mais de 160 anos de história foi responsável por carros que conhecemos bem, como Kadett, Corsa, Monza e Astra, vendidos no Brasil sob a marca Chevrolet. No entanto, o que a história não conta é que a marca foi uma das pioneiras a desenvolverem motos.
Já no início do século, em 1901, a Opel lançou a sua primeira motocicleta. A princípio, chamada de Motozwierad (veículo de duas rodas com motor). Para comparação, a Harley-Davidson surgiria apenas 2 anos depois e a japonesa Honda, 47 anos mais tarde.
A ideia de trazer o formato de uma “bicicleta” com um motor acoplado na região do quadro e conectado à correia, serviria de base para os próximos lançamentos no setor.
Motos da Opel
Em seguida, a Opel lançou o modelo Motoclub 500, lançado em 1928. Com um motor de 1,25 cv de potência, a máquina podia atingir até 40 km/h, um tremendo número na época. Embora a fabricante já estivesse desenvolvendo protótipos mais modernos, a Genial Motors, na época um dos principais acionistas, pressionou a empresa para que encerrasse a produção.
Isso porque a Opel estava atuando em diversas frentes como veículos de quatro rodas e máquinas de costura, que foram as primeiras máquinas construídas pelo fundador Adam Opel. Na ocasião, o mercado de automóveis crescia em ritmo mais acelerado que as motos. Portanto, no momento, viram a necessidade de focar em apenas um seguimento.
De fato, a Opel trilhou um caminho de muito sucesso no mercado de carros, porém, fica a imaginação de como a empresa teria se saído caso desse continuidade aos desenvolvimentos de motos.
Veja também:
- Marca de carros lança scooter adventure! Nova rival da ADV 150?
- Peugeot, tênis e motos: a curiosa mistura da fabricante de carros
- Motos Honda podem receber outra tecnologia de carros de luxo
- Famosa por seus carros, marca apresenta novo scooter elétrico
Marcas de carros: a história da Opel
A empresa fundada por Adam Opel, já em 1862, começou a fabricar máquinas de costura. Logo após a sua morte em 1895, sua esposa e filhos aproveitaram a estrutura de maquinário para fabricar os primeiros automóveis. Além disso, a marca também é responsável por desenvolver máquinas para a agricultura, na época, a indústria de vinícola.
Em 1929 a marca alemã seria adquirida pela Chevrolet, numa parceria que rendeu sucessos globais de vendas. Entre os mais famosos estão modelos como Opala, Chevette, Corsa, Zafira, Monza, Kadett, Omega e Vectra.
Não à toa, para muito a parceria GM e Opel é apontada como os tempos dourados da Chevrolet no Brasil. Em 2017 a Opel foi adquirida pelo grupo PSA, hoje pertencente à Stellantis, com quem divide espaço com Fiat, Peugeot, Citroen, Jeep, Alfa Romeo, Dodge e RAM, por exemplo.
Atualmente, a marca também investe no mercado de veículos híbridos e elétricos, visando o novo mercado que se aproxima. Para mais informações, acesse o site oficial da empresa.