Publicidade

A MotoGP está prestes para acelerar mais uma vez! Neste final de semana, 25 e 26 de maio, acontece a sexta prova da temporada, com o GP da Catalunha, na Espanha. E um novo nome promete seguir desafiando favoritos e multicampeões. Você já conhece Jorge Martin?

 

Jorge Martin brilha na MotoGP 2024

A temporada 2024 da MotoGP iniciou rodeada de expectativas. Todos queriam ver o desempenho do multicampeão Marc Márquez com uma moto rápida após anos sem uma companheira competitiva. E como o bicampeão Francesco Bagnaia, com a melhor moto do grid, resistiria às investidas do oito vezes campeão Mundial. Porém, o nome de maior destaque até aqui é Jorge Martin.

jorge martin é piloto na motogp

Martin teve um final de semana perfeito na França. Venceu a Sprint no sábado, faturou a corrida no domingo e abriu 38 pontos na liderança do campeonato

Publicidade

Com apenas 5 corridas disputadas, o espanhol somou nada menos de 129 pontos. Desta forma, abriu 38 pontos de vantagem sobre o atual campeão Bagnaia. E o detalhe: numa equipe privada, a Prima Pramac Racing, sem o suporte (e orçamento) de um time oficial de fábrica.

Os números são explicados pelo ótimo desempenho. Martinator é conhecido por ser rápido nas corridas sprint (disputas em sábados) há algum tempo, mas não conseguia ser consistente nas longas provas de domingo. Agora, isso mudou.

melhores pilotos da motogp 2024 na pista

O oito vezes campeão Mundial Marc Márquez, junto do atual bicampeão Francesco Bagnaia, tentando alcançar Martin no GP da França. Não deu

Assim, venceu 3 das 5 sprint disputadas – e obteve P3 nas duas restantes. E também chegou ao posto mais alto do pódio nas corridas principais duas vezes. Venceu o GP de Portugal e, na semana passada, o GP da França. Nas outras provas, também não fez feio: foi P3 no Catar e P4 nos Estados Unidos, recebendo a bandeirada na frente de Francesco Bagnaia.

Publicidade

 

Quem é Jorge Martin

Martin nasceu em Madrid, na Espanha, e tem 26 anos. Estreou no Mundial de Motovelocidade aos 16, após passar pela Red Bull Rockies Cup e Mundial Junior de Moto3. Deste modo, está em carreira internacional desde os 14 anos.

Na Moto3 da MotoGP, foi colega de equipe de – adivinhe só – Bagnaia, na equipe MAPFRE Team Mahindra. Concluiu suas duas primeiras temporadas sem grandes resultados – exceto o segundo lugar na República Checa, em 2016. Mas no ano seguinte, o jogo virou. Jorge concluiu a etapa 2017 em quarto lugar, com 196 pontos. Foram 9 pódios, incluindo uma vitória e dois segundos lugares. Além disso, foi pole 9 vezes.

jovem jorge martin, piloto da motogp

Martin estreou em competições internacionais aos 14, entrou para a Moto3 aos 16 e faturou seu primeiro título aos 18

Publicidade

Em 2018, o título. Foi uma temporada e tanto, onde Martin obteve 7 vitórias e mais 3 pódios em 19 corridas. Chegou antes da P5 em todas as provas que completou. Concluiu o ano com 260 pontos, 48 de vantagem sobre o segundo colocado, Fabio Di Giannantonio.

O troféu carimbou seu passaporte para a Moto2, onde estreou em 2019 e obteve ‘apenas’ dois pódios. Em 2020, ainda pela equipe Ajo Motorsport, faturou 2 vitórias e mais três pódios, encerrando o ano na quinta posição. O suficiente para receber um convite para chegar à MotoGP, onde estreou em 2021, já defendendo as cores da Pramac Racing. Foi uma temporada conturbada, prejudicada por acidentes, lesões e procedimentos médicos.

 

Futuro campeão da MotoGP 2024?

É cedo para falar em favoritismo ao título da MotoGP 2024, muito cedo. Há 15 etapas pela frente, com 15 corridas e 15 sprint. E, também, com 675 pontos disputa. Porém, o nome de Martin já desperta interesse – e preocupação para alguns pilotos.

Mesmo sem concluir a última prova na temporada passada, o espanhol concluiu o calendário a apenas 39 pontos de distância de Francesco Bagnaia. E está muito mais ‘quente’ agora. Se em 2023 somou ‘apenas’ 80 pontos nas 4 primeiras provas, saltou para 129 no ano vigente. Já Bagnaia estagnou no período. Na verdade, até reduziu – 3 pontos. Se conseguir manter consistência ao longo das próximas provas, pode faturar seu primeiro título na categoria principal.

Veja também:

 

Próxima corrida da MotoGP

O Mundial retorna à pista neste final de semana, 25 e 26 de maio! O GP da Catalunha acontece num dos mais elogiados circuitos da atualidade, considerado uma ‘pista completa’ por suas curvas travadas, rápidas e longa reta de 1.047 metros.

As provas terão transmissão do canal de televisão ESPN 4 e também pelo streaming Star+. Veja o cronograma resumido:

• Sábado:

– 07h15: Corrida 1 MotoE
– 10h: Sprint Race MotoGP
– 11h10: Corrida 2 Motoe

• Domingo:

– 06h: Corrida Moto3
– 07h15: Corrida Moto2
– 09h: Corrida MotoGP

 

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza