Publicidade

A próxima etapa da MotoGP tem novidades. Isso porque o Mundial de Motovelocidade acontece pela primeira vez em solo indiano, com o MotoGP da Índia. Saiba o que esperar do evento que acontece de 22 a 24 de setembro, incluindo programação, horários e como assistir a corrida.

 

MotoGP da Índia: Circuito de Buddh

Além de inédito, o GP está sendo tumultuado. Isso porque inúmeros problemas com vistos e passagens atrasaram a chegada de equipes, jornalistas e até pilotos ao circuito. Nem astros como Marc Márquez escaparam do caos. Porém, vamos começar apresentando a pista.

Localizado no estado de Uttar Pradesh, no norte do país, esse circuito é recente na história no automobilismo. É um traçado feito sob medida para a Fórmula 1, que fez sua estreia na Índia em 2011. O circuito esteve na categoria dos anos de 2011 a 2013, justamente na época de domínio do alemão Sebastian Vettel com a Red Bull. Sendo assim, apenas Vettel teve a felicidade de vencer uma corrida no circuito de Buddh, faturando todas as três edições.

Publicidade
MotoGP da Índia fará a sua primeira exibição

Sebastian Vettel na inauguração do circuito de Buddh, em 2011. Foto: Getty Images

Agora, falando sobre a pista, certamente é um circuito bem estruturado com uma pista que segue os padrões de medidas da Fórmula 1, ou seja, espaço não irá faltar para esta etapa na MotoGP. Ao todo serão 5.125 metros de extensão, com 16 curvas ao decorrer do traçado. Se tratando de uma corrida de MotoGP, fica a promessa de uma prova com mais potência de retas da curva 1 a curva 5, e logo em seguida a corrida deve ficar mais intensa, com os trechos de curvas de alta pressão.

Circuito de Buddh, MotoGP da Índia

Problemas com vistos atrasam Marc Márquez no MotoGP da Índia

A estreia do GP da Índia de MotoGP, agendada para este fim de semana, já começou com problemas nos bastidores antes mesmo da largada. O destaque da semana foram os atrasos nos vistos, fruto da burocracia indiana. No início da semana, mais de 50% do efetivo das equipes ainda não havia conseguido ingressar no país, bem como muitos equipamentos. Até pilotos famosos como Marc Márquez devido entraram para a estatística, com atrasos e incertezas. Porém, já está no país.

Publicidade

Já que se trata de um circuito novo, a MotoGP tratou de compartilhar um tutorial de como guiar nessa pista. Assim, como professor, ninguém melhor do que Marc Márquez para dar três dicas e alguns segredos desse circuito de Buddh. Confira no vídeo abaixo.

Francesco Bagnaia mantém a ponta da tabela

Nesse fim de semana Sebastian Vettel terá que dividir o trono da Índia com um novo vencedor, dessa vez pela MotoGP. Ao que tudo indica, fica a promessa de mais um fim de semana com o brilho das motos Ducati. Isso porque, o italiano Francesco Bagnaia (Ducati) manteve a ponta da tabela logo após a última etapa em San Marino. Apesar do desempenho dominante de Jorge Martín (Pramac Ducati). O piloto da Ducati tem 283 pontos contra 247 do espanhol da Pramac. Em seguida, Marco Bezzecchi (Mooney V46 Ducati) aparece em terceiro com 218.

Marco Bezzechi, Jorge Martin e Francesco Bagnaia no pódio em San Marino

Publicidade

Classificação após 12 corridas:

1 – Francesco Bagnaia – 283 (Pontos)
2 – Jorge Martin – 247
3 – Marco Bezzechi – 218
4 – Brad Binder – 173
5 – Aleix Espargaró – 160
6 – Johan Zarco – 147
7 – Luca Marini – 135
8 – Maverick Viñales – 128
9 – Alex Marquez – 108
10 – Jack Miller – 104
11 – Fabio Quartararo – 85
12 – Franco Morbidelli – 68
13 – Miguel Oliveira – 65
14 – Augusto Fernandez – 58
15 – Alex Rins – 47

Veja também:

Programação MotoGP da Índia

Confira a programação completa do fim de semana na MotoGP:

Sexta-Feira (treinos livres):
00h – Moto3
1h35 – Moto2
2h45 – MotoGP
4h45 – Moto3
5h50 – Moto2
7h – MotoGP

Sábado (treinos livres):
00h40 – Moto3
1h25 – Moto2
2h10 – MotoGP

Sábado (classificatórios)
2h50 – MotoGP
4h50 – Moto3
5h45 – Moto2
7h – MotoGP (Corrida Sprint)

Domingo (corridas):
4h – Moto3
5h15 – Moto2
7h – MotoGP

Os horários estão no fuso de Brasília. Os eventos contam com transmissão oficial ao vivo nos canais ESPN 4 e serviço de streaming, Star+.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.