Não perca a conta. Logo após o lançamento da Shineray Urban, mais uma scooter adventure está chegando ao mercado, reforçando este curioso segmento que está borbulhando no Brasil e no exterior. Aliás, esta novidade vem de fora.
Scooter adventure Voge SR1 ADV
A SR1 ADV é o mais recente produto da Voge, uma das principais marcas de motos da China, famosa por seus projetos interessantes e acessíveis. E chegou às lojas da Europa nesta semana, agradando nos itens de série e preço.
Impossível ignorar, também, seu design, com linhas que remetem diretamente à Honda ADV, precursora do segmento. Aliás, estes traços ‘familiares’ também são vistos na Shineray… na Dayang… na Longjia… na Orcal… Na prática, parecem todas versões de uma mesma moto, com estética diferenciada apenas por pequenos detalhes. Pelo visto, ter ‘sua própria Honda’ está na moda.
Aventureira
A ADV é uma espécie de versão aventureira da já conhecida SR1, mas adaptada para ir além do asfalto. Por isso, conta com suspensões de maior curso (e com gás na traseira), pneus de uso misto e tanque maior, com 9 litros, a fim de incentivar viagens. Também possui controle de tração comutável, que pode ser desligado para quem quiser deixar a roda traseira patinar na terra.
Bem equipada
A nova scooter adventure da Voge também tem freios ABS nas duas rodas e para-brisa com ajuste elétrico. Duas coisas que a Honda não oferece, aliás. A lista de itens de série continua com iluminação full-LED, sistema Start & Stop e painel colorido. Para fechar, conectividade com smartphone e recurso de navegação curva a curva.
Veja também:
- Honda ADV: como é andar com a scooter na cidade e na terra
- Carro ou moto? Nova scooter tem teto e 3 rodas
Ficha técnica: mais potente que Honda ADV?
A base mecânica é conhecida, herdada da SR1 ‘onroad’. Ou seja, o lançamento tem motor de 1 cilindro, arrefecimento a líquido e 124,9 cc. A usina entrega 11,6 cv de potência e 1,1 kgf.m de torque. Já o câmbio é automático CVT, padrão do segmento.
Para comparação, são números logo abaixo da Honda ADV. No Brasil, a scooter tem motor herdado da PCX, de 149, cc. Ele produz 13,2 cv e 1,38 kgf.m de potência e torque. O câmbio também é CVT.
Quanto custa nova scooter adventure
E no preço, a SR1 ADV faz frente às rivais? Aqui, a scooter repete o padrão da marca, buscando oferecer ‘mais por menos’. Desta forma, na Europa custa atrativos 2.980 euros – cerca de R$ 15,9 mil em conversão simples.
É um valor abaixo de concorrentes. Ou seja, custa 11% menos que a Honda PCX 125, oferecida no Velho Mundo a 3.360 euros, por exemplo. Já uma Yamaha NMax 125, tem preço sugerido de 3.475 euros.