A Royal Enfield Himalayan tem um design polarizador. Ou você ama sua pegada purista com influência dos anos 1940 e 50 ou a detesta. Não tem meio termo. E, pelo visto, há um bom número de pessoas no primeiro grupo.

Isto porque o modelo vem servindo de inspiração para diferentes motos aventureiras ao redor do mundo. Cá entre nós, são praticamente clones da RE. Se há poucos meses apresentamos a espanhola Hanway G15, hoje é dia de falar da nova adventure desenvolvida pela indiana Yezdi.

copia da himalayan - modelo indiano

Não, esta não é uma Himalayan. Olhe de novo. Royal Enfield está prestes a ganhar (mais) um novo clone

 

Royal Enfield Himalayan tem cópia

A nova cópia da Himalayan ainda está em fase de desenvolvimento e, por isso, sequer teve seu nome divulgado. Porém, as fotos vazadas na mídia internacional deixam claro se tratar de uma moto – descaradamente – inspirada na Royal Enfield.

copia da himalayan - detalhes

Modelo foi flagrado em testes na Índia e deve vir ao mercado em breve. Porém, preço da nova moto trail média ainda não foi divulgado

Assim, a silhueta dos dois modelos pode ser considerada idêntica por um motociclista desatento. O formato do tanque, banco, escapamento, bolha e conjunto óptico são praticamente gêmeos. Até o elevado protetor de motor da Himalayan, tão característico do modelo, marca presença na futura concorrente.

copia da himalayan - preta

Aqui a nova ADV com pequenas variações. Entre elas, nova traseira e assento único. Modelo ainda deve receber ajustes até chegar à sua versão final

Desta forma, a nova moto adventure tem assento em dois níveis, farol em LED, freios a disco nas duas rodas, protetores de mão, painel digital. Tal qual na Royal Enfield, a roda dianteira é de 21 polegadas, mas com aro 19 atrás – enquanto a RE tem 17″.

 

Descendente mais poderosa

A nova moto trail média ainda não teve sua ficha técnica revelada. Pelas imagens, acredita-se que ela irá adotar o mesmo motor da Perak, outro modelo da marca.

copia da himalayan - potencia

Cópia da Himalayan é mais potente que a Royal. Enquanto o modelo original tem apenas 24,6 cv, a Yezdi deve chegar a 30,6 cv

Trata-se de um conjunto de um cilindro, arrefecimento a líquido, de 334 cm³. Assim, entrega 30,6 cv de potência e 3,3 kgf.m de torque máximos. Números superiores aos da Himalayan, que produz ‘apenas’ 24,5 cv e 3,2 kgf.m.

Veja também:

 

Quanto custa e como é a Himalayan

A nova Yezdi adventure não tem data para chegar ao mercado e nem preço divulgado. Enquanto ela não aterrissa nas lojas mundo afora, os aventureiros saudosistas seguem tendo na Himalayan a sua principal opção.

Atualmente, a Royal Enfield Himalayan custa R$ 21.227 de acordo com a tabela FIPE.  O preço sugerido do modelo 0km varia de R$ 20.390 a R$ 25.389, de acordo com a versão. Já uma usada pode ser encontrada a partir de R$ 17 mil, modelo 2018.

Aventureira da Royal Enfield é o segundo modelo mais vendido da marca no Brasil, atrás apenas da Meteor 350. Por aqui, seus preços variam de R$ 20 a R$ 25 mil

Com 411 cilindridadas, a Himalayan tem motor arrefecido a ar, de 24,5 cavalos e 3,2 kgf.m de torque máximos, obtidos a 6.500 e 4.250 rpm. Como pesa 191 kg a seco, o modelo tem velocidade máxima estimada em 140 km/hora. Sua bateria é 12V 8Ah selada.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.moto>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza