O Brasil é um país continental, com mais de 8,5 milhões de km² de extensão. Para ligar estados e regiões, escoar a produção agrícola ou industrial e possibilitar o transporte de passageiros nosso solo é cortado por rodovias.
Mas quais são as maiores rodovias do Brasil? Por quais estados elas passam? Como entender a sua nomenclatura? Nesta reportagem você terá as respostas para todas estas – e mais algumas – perguntas.
Maiores rodovias do Brasil
Ao todo, o Brasil possui 75,8 mil km de rodovias, sendo que pouco mais de 10 mil km de toda esta extensão se refere a estradas não pavimentadas. As federais são administradas pelo DNIT e cerca de 13% delas têm concessões reguladas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Top 10 maiores rodovias do Brasil |
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Rodovia | Extensão | Estados | |
1ª | BR 116 | 4.660 km | RS, SC, PR, SP, RJ, MG, BA, PE, PB, CE |
2ª | BR 101 | 4.482 km | RS, SC, PR, SP, RJ, ES, BA, SE, AL, PE, PB, RN |
3ª | BR-364 | 4.309 km | AC, AM, RO, MT, GO, MG, SP |
4ª | BR 230 | 4.309 km | PB, CE, PI, MA, TO, PA, AM |
5ª | BR 163 | 4.057 km | PA, MT, MS, PR, SC, RS |
6ª | BR-153 | 3.542 km | PA, TO, GO, MG, SP, PR, SC, RS |
7ª | BR 158 | 3.470 km | PA, MT, GO, MS, SP, PR, SC, RS |
8ª | BR 174 | 2.888 km | MT, RO, AM, RR |
9ª | BR-135 | 2.529 km | MA, PI, BA, MG |
10ª | BR 262 | 2.191 km | ES, MG, SP, MS |
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Maiores rodovias do Brasil: nomenclatura
Agora, as apresentações oficiais. As maiores rodovias brasileiras são as BR, que recebem esta sigla justamente por se tratar de estradas sob jurisdição federal. Depois, como você sabe, o nomes são compostos por três números.
O primeiro dígito se refere à categoria da rodovia. Ela pode ser radial (com número 0), longitudional (1), transversal (2), diagonal (3) e de ligação (4). Os dígitos seguintes se referem à posição geográfica da rodovia, se inicia no Sul ou Norte, bem como sua posição em relação à capital federal Brasília.
Tipos de rodovias federais
Decorou? Veja abaixo uma pequena apresentação das categorias das rodovias brasileiras. As informações são do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes.
Rodovias radiais – são as rodovias que partem da Capital Federal em direção aos extremos do país; Exemplos: BR 070, BR 020, BR 040
Rodovias longitudinais – são as rodovias que cortam o país na direção Norte-Sul; Exemplos: BR 101, BR 153, BR 174.
Rodovias transversais – são as estradas que cortam o país na direção Leste-Oeste; Exemplos: BR 230, BR 262, BR 290.
Diagonais – estas rodovias podem apresentar dois modos de orientação, Noroeste-Sudeste ou Nordeste-Sudoeste; Exemplos: BR 319, BR 364, BR 381.
Rodovias de ligação – estas apresentam-se em qualquer direção, geralmente ligando rodovias federais, ou pelo menos uma rodovia federal a cidades ou pontos importantes ou ainda a nossas fronteiras internacionais; Exemplos: BR 401, BR 488, BR 470.
Como é calculada a quilometragem das rodovias
A quilometragem das rodovias não é cumulativa entre as Unidades de Federação. Ou seja, toda vez que uma estrada inicia dentro de um estado a sua quilometragem inicia novamente, do zero. Já o sentido da contagem segue o previsto na Divisão em Trechos do Plano Nacional de Viação e, basicamente, pode ser resumido assim:
Rododovias Radiais – o sentido de quilometragem vai do Anel Rodoviário de Brasília em direção aos extremos do país, e tendo o quilometro zero de cada estado no ponto da rodovia mais próximo à capital federal.
Rodovias Longitudinais – o sentido de quilometragem vai do norte para o sul. As únicas exceções deste caso são as BR-163 e BR-174, que tem o sentido de quilometragem do sul para o norte.
Tranversais – o sentido de quilometragem vai do leste ao oeste.
Rodovias Diagonais – a quilometragem inicia no ponto mais ao norte da rodovia indo em direção ao ponto mais ao sul. Como exceções podemos citar as BR-307, BR-364 e BR-392.
Rodovias de Ligação – geralmente a contagem da quilometragem segue do ponto mais ao norte da rodovia para o ponto mais ao sul. No caso de ligação entre duas rodovias federais, a quilometragem começa na rodovia de maior importância.