Publicidade

Apesar da pandemia, das dificuldades da economia, da inflaĆ§Ć£o, dos salĆ”rios achatados, do desemprego, entre outras razƵes menos relevantes, o mercado brasileiro de motocicletas fechou 2021 com muitos destaques positivos. Quem mais tem motivos para celebrar Ć© a Yamaha, que nĆ£o possuĆ­a uma porcentagem tĆ£o grande do mercado desde 1993.

Em 2021 a marca dos diapasƵes abocanhou 17,4% do total de vendas, um aumento de 6,75% em relaĆ§Ć£o a 2020. Ela nĆ£o ocupava uma margem tĆ£o grande desde 1993, 28 anos atrĆ”s, quando encerrou o calendĆ”rio com 21,3% de participaĆ§Ć£o. Naquele ano seu modelo mais vendido foi o Jog 50, para dar uma amostra de quanto tempo faz…

yamaha nmax do homem aranha

O crescimento da Yamaha foi o principal destaque de 2021, garantindo uma participaĆ§Ć£o no mercado nĆ£o vista desde 1993. Na foto o NMax Homem Aranha, lanƧamento do ano passado

 

Publicidade

Mercado de motos sem maquiagem 2021

O principal destaque positivo do mercado em 2021 foi o vigoroso crescimento de 26,59% em relaĆ§Ć£o ao ano anterior, com um total de 1.155.072 unidades vendidas, de acordo com os dados de emplacamento divulgados pela Fenabrave.

Ao separar e analisar os dados da Fenabrave separadamente por marcas (fabricantes) e por segmento (estilo), surgem vĆ”rios outros destaques. Sem dĆŗvida alguma, o mais expressivo deles Ć© o avanƧo da Yamaha no espaƧo da Honda.

concessionƔria honda yamaha

Com mais de 26% de crescimento do mercado, praticamente todas as marcas tĆŖm motivos para celebrar. Embalada, Honda quer produzir mais de 1 milhĆ£o de motos em 2022

Veja tambƩm:

Publicidade

 

**AtualizaĆ§Ć£o Honda

A Honda procurou nossa redaĆ§Ć£o apĆ³s a publicaĆ§Ć£o da reportagem, compartilhando uma abordagem menos fria dos nĆŗmeros. De acordo com a empresa, o real motivo pela sua reduĆ§Ć£o de market share seriam dificuldades ainda relacionadas Ć  pandemia e nĆ£o a expansĆ£o de qualquer concorrente.

Ao longo do ano a marca sofreu com paralisaƧƵes e reduĆ§Ć£o no ritmo de trabalho, diminuiĆ§Ć£o do nĆŗmero de funcionĆ”rios ativos na fĆ”brica, falta de insumos e componentes, dificuldades logĆ­sticas para distribuiĆ§Ć£o de produtos, entre outros fatores. Ɖ claro que todas as montadoras enfrentaram o mesmo cenĆ”rio, mas, para a Honda, os maiores acabam sendo naturalmente mais afetados devido ao volume de suas aƧƵes. Fica o registro.

 

Publicidade

Yamaha ‘conquista’ espaƧo da maior rival

Em nĆŗmeros arredondados, a Yamaha cresceu 5% em participaĆ§Ć£o ao longo dos Ćŗltimos 5 anos, de 2017 atĆ© 2021, enquanto a Honda caiu de 80% para 76% no mesmo perĆ­odo. Logo, a grosso modo, podemos dizer que a Yamaha ‘conquistou’ este espaƧo da principal concorrente.O sucesso da Yamaha nĆ£o se baseia num sĆ³ modelo, mas no bom desempenho de vĆ”rios produtos, especialmente das pequenas Crosser, Fazer 150 e Fazer 250, seus modelos mais vendidos no ano passado. TambĆ©m hĆ” a lideranƧa em alguns nichos, como a MT 03, mais vendida entre as naked.

Traduzido em nĆŗmeros absolutos, em 2021 a Yamaha vendeu 201.627 motos contra pouco mais de 106 mil em 2017. Claro, a Honda ainda lidera com folga (e mĆ©ritos) as vendas de motocicletas novas no Brasil, mas Ć© bom perceber que a rival avanƧa devagar.

yamaha crosser branca 2021

A Crosser foi a Yamaha mais vendida de 2021, seguida de perto por Fazer/Factor 150 e Fazer 250

 

 

BMW e Kawasaki voltam a crescer

Outro destaque positivo fica para o desempenho consistente da BMW e da Kawasaki, que cresceram 78% e 108% respectivamente entre 2017 e 2021. A Royal Enfield tambĆ©m merece menĆ§Ć£o pela vertiginosa expansĆ£o no Ćŗltimo ano, com venda superior a 6.200 motos, um volume 3 vezes superior ao calendĆ”rio anterior.

 

TambĆ©m cabe destacar que as ā€œcinquentinhasā€ ainda tĆŖm seu espaƧo, pois a Shineray cresceu 81% entre 2020 e 2021, com ciclomotores liderando suas vendas. Claro que a marca tem investido em novos produtos, como elĆ©tricas e motos de 125cc.

 

JĆ” o destaque negativo fica mesmo para a queda de mais de 60% nas vendas da Harley-Davidson entre 2019 (ano de venda recorde da marca no Brasil, com mais de 6 mil motos) e 2021, emplacando pouco mais de 2.300 motos. A norte-americana Ć© acompanhada pela Suzuki, que amarga queda de 72% nas vendas nos Ćŗltimos 5 anos – entretanto, as vendas do grupo JTZ ainda somam os nĆŗmeros de Kymco e Haojue.

 

 

Mercado de motos: boom dos scooter

Ā Se na anĆ”lise por marcas o que mais chama a atenĆ§Ć£o Ć© o crescimento da Yamaha, o estudo por estilos deixa claro o boom dos scooter no mercado nacional. Em 5 anos seus nĆŗmeros de emplacamentos praticamente dobraram. Destaque tambĆ©m ao nicho das clĆ”ssicas, que mostra estar comeƧando a desbravar um espaƧo atĆ© entĆ£o inexistente em nosso mercado.

Com importantes lanƧamentos de marcas como Honda, Yamaha e Dafra, o mercado de scooter nunca vendeu tanto no Brasil

A retomada das street deixa claro o momento de crescimento que o mercado vive, afinal elas puxam o Ć­ndice geral para cima ou baixo

As trail seguem firmes no posto de segunda categoria mais vendida, mostrando que o brasileiro gosta de versatilidade

As motonetas (ou CUB) sĆ£o uma paixĆ£o nacional desde os anos 1990, quando surgiram modelos como Dream, Biz e Crypton. Seguem firmes e fortes

Ainda responsĆ”veis por um volume pequeno de vendas, as naked sĆ£o um upgrade de quem vem das 150 e 250 cc

Grandes, confortƔveis e poderosas, as big trail conquistam mercado Ơ medida em que solidificam sua imagem de 'moto para viajar'

Com o preƧo dos combustĆ­veis nas alturas, os ciclomotores voltam a se tornar interessantes ao trĆ¢nsito urbano

AtƩ as touring, caras e bem equipadas, cresceram em 2021

Motos dos sonhos para muitos, as sport sĆ£o realidade para poucos. Representam apenas 0,5% dos emplacamentos no paĆ­s

Com a decadĆŖncia da Harley, sua Ćŗnica grande representante, o mercado de custom respira por aparelhos. Segue em queda mesmo diante da retomada de todos os outros segmentos

LanƧamentos acessĆ­veis como a Meteor 350 fizeram o nicho de clĆ”ssicas explodir, mostrando que ele tem potencial - o que faltava eram modelos que coubessem no bolso dos seus fĆ£s

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixĆ£o pelo mundo das motos e a larga experiĆŖncia na indĆŗstria e na imprensa. Acredita que a moto Ć© a cura para muitos males da sociedade moderna.