Publicidade

O ministro do Trabalho, Jaques Wagner, sugegiu nesta quarta-feira que as montadoras reduzam o pre‡o dos ve¡culos para tentar amenizar a crise do setor.

Ele afirmou que se o governo for adotar medidas de incentivo para o setor nÆo ir  fazer um pr‚-an£ncio. “Ou a agente anuncia ou nÆo ter “, disse. Ele afirmou estranhar que as empresas, apesar da alegada dificuldade, tenham como pol¡tica o reajuste constante de pre‡os. S¢ este ano, a GM, por exemplo, promoveu sete aumentos de pre‡os. “Uma das hip¢teses analisadas por qualquer setor com dificuldade de venda ‚ a diminui‡Æo dos pre‡os para poder desovar os estoques”.

Wagner atribuiu parte do problema das f bricas de autom¢veis … perda de renda da popula‡Æo tamb‚m ao per¡odo de pr‚-lan‡amento dos modelos novos, quando os consumidores normalmente esperam um pouco para adquirir o produto.

O ministro disse que o governo nÆo tem de se intrometer na iniciativa da Volkswagen de criar uma outra empresa para recolocar os 4 mil trabalhadores que ela alega ser excedentes. Mesmo assim, ele elogiou a experiˆncia semelhante promovida pela Volks na Alemanha, com resultados positivos.

Publicidade