Publicidade
Foto: Ducati Monster 695

Foto: Ducati Monster 695

Com a comercializa‡Æo atrav‚s do grupo Izzo, a Ducati est  mais acess¡vel ao p£blico brasileiro, e com pre‡os “atrativos”. Seria interessante um teste com a Ducati Monster 695, que est  com o pre‡o semelhante ao da Honda CB600 Hornet e a Suzuki Bandit 650N.
Sidney – Campinas SP
Sid, faz mais ou menos QUATRO meses que pedi uma Monster 695 … agil¡ssima assessoria de imprensa da Izzo para um teste. Estou esperando at‚ hoje!

Comida
Estava procurando informa‡äes t‚cnicas sobre motocicletas e esbarrei neste s¡tio motonline. Eu nÆo conhecia e gostei muito. A primeira impressÆo ‚ de uma p gina confusa, mas depois se percebe justamente o contr rio, ‚ super abrangente e suas informa‡äes sÆo objetivas. Parece que vocˆs que trabalham a¡ viajam muito, sabem muito de motocicletas e sobre comidas!
Alfredo – Rio de Janeiro, RJ
Rapaz, na verdade a gente entende mais de comida do que de moto!

Ocupado
Tite quero agradecer pela sua dedica‡Æo ao site. Tite gostaria de saber quantos livros vocˆ ainda tem ai e quantos donos de Twister j  encomendaram seu livro? Bom Tite pelo que parece vocˆ andou muito ocupado Hornet, XT 660R, CB 1300, STX 200 Motard, Falcon 2007 e VTX 1800, aguardo com muita expectativa os resultados dos testes.
Diego – Londrina PR
Verdade, ando ocupado mesmo, mas os donos de Twister se recusam a comprar meu livro! Por isso nÆo publico o teste!

Publicidade

Foto: Tite muito ocupado ultimamente

Foto: Tite muito ocupado ultimamente

Bomba
Tite Se vc ainda se lembrar de mim sou aquele mala que trabalha num posto de paradas no meio da Rodovia Washington Luis. E esses dias vendo a sessÆo de cartas sobre os peda‡os de pneus de caminhÆo estourados pela pista e por varias vezes fui testemunha desse tipo de estouro.  como uma bomba. Meu medo ‚ que ultrapassando um caminhÆo um desses pneus estoure bem do meu lado. j  aconteceu algum caso assim e quais os perigos que isso provocaria?
Thiago – SÆo Carlos, SP
Bom, al‚m do susto, o maior perigo ‚ sobrar aquele “lagartÆo” preto de borracha bem na sua frente!

Drama
Tio Tite! Estou com uma duvida mestre. Estou iniciando no mundo das motos mas tenho muita pressÆo dos meus familiares que querem que eu desista deste mundo. Os argumentos sÆo bons na verdade, e estÆo me deixando apreensivo: dizem que ‚ imposs¡vel andar de moto durante a vida e nÆo ter um serio acidente, no m¡nimo. Mostram os motoqueiros estirados na rua e comparam com os acidentes de carro (realmente maior quantidade). E comparam as conseqˆncias do mesmo acidente de carro ou de moto. Por isso tenho que perguntar para o meu mestre Tite: Existe algum dado que mostra se o problema da moto ‚ a pr¢pria moto ou se ‚ o descuido do condutor? Terei mesmo que escolher entre o meu corpo inteiro e distancia de motos ou meu corpo em frangalhos e uma moto arrebentada?
Carlos – Curitiba, Pr
Sua pergunta ‚ tÆo boa que mereceria uma mat‚ria. Serei breve: moto nÆo ‚ perigosa, PESSOAS sÆo perigosas!  como arma de fogo: se ela for manipulada corretamente nÆo representa nenhum risco, mas na mÆo de um anenc‚falo, belicoso e beligerante, certamente vai acabar em trag‚dia. Sugiro que vc compre v rios exemplares do meu livro de cr“nicas e presenteie sua fam¡lia para olharem a moto de uma forma mais humana.

Doente
Caro Dr. Tttermann, veja se vocˆ consegue diagnosticar meu caso: um sujeito que quando leva a motoca no mecƒnico e nÆo deixa o cara trabalhar em paz querendo ver tudo o que se passa e ainda querer dar uns palpites pode ser enquadrado como oque? PS: Seu livro ‚ mesmo muito legal, comprei e li em uma semana.
riton – Amparo – SP
Chama-se “rato de oficina”, j  escrevi a respeito. NÆo tem cura!

Publicidade

Multa
Tenho uma Yamaha XT 600. Fui multado por altera‡Æo de ve¡culo porque troquei as rodas (da frente por cb 500 e de tr s por cbr 900). Ficou meio motarde. Para mim isso nÆo modifica a estrutura da moto a ponto de se levar uma multa. O que devo fazer? Recorro ou informo as modifica‡äes no detran.
Eduardo – Curitiba, PR
Edu, lamento informar que nÆo cabe recurso porque vc REALMENTE alterou as caracter¡sticas originais da moto. Se vc fizer vistoria e assinalar a mudan‡a no documento poder  rodar normalmente.

Mercado
Tite, qual foi a melhor ‚poca do mercado de motos no Brasil? E como vc analiza o mercado atual? Com o advento da inje‡Æo eletronica, o mercado passar  por uma revolu‡Æo hist¢rica, ou ‚ apenas uma evolu‡Æo natural?
Cristiano – Forquilha – Ce
Acho que foi no final dos anos 80, quando Honda e Yamaha lan‡avam produtos concorrentes e ainda t¡nhamos Agrale e Vespa. Mas depois de 92 chegaram as importadas e o mercado deu um salto qualitativo.

CARTAS TCNICAS
Inje‡Æo
Por acaso tem como instalar a inje‡Æo eletronica da Fazer na Twister? Se for poss¡vel, quanto custa a inje‡Æo e o servi‡o completo.
Valter – Palho‡a – SC
NÆo ‚ poss¡vel, sÆo motores de concep‡Æo bem diferente.

Coxim
Na minha biz 125 tem uma folga entre a coroa e o cubo da roda isso e normal? o pessoal la da concession ria disse que ‚ normal porque um tal de “coxim” se ajusta e deixa uma pequena folga,essa informa‡Æo procede?
Elson – Registro -sp
Sim. Estas borrachas amortizadoras – coxins – servem para proporcionar uma condu‡Æo mais suave de sua motocicleta,evitando por exemplo alguns “tranquinhos” que acontecem quando se troca de marcha.

Publicidade

Pneu
Gostaria de saber se a twister suporta pneu 170/70 ou 160/70 na traseira? Gostaria de deixar mais parecida com a Hornet 600.
Marcelo – JaboatÆo dos guararapes-PE
Os fabricantes de motocicleta definem bem as dimensäes do pneu a ser utilizado baseado numa in£mera s‚rie de fatores, onde a cicl¡stica e principalmente a seguran‡a do condutor sÆo os principais ¡cones considerados. Eu nÆo aconselho a fazer modifica‡äes desta natureza, al‚m disso, existe a limita‡Æo da largura da balan‡a traseira.

Escape
Recentemente troquei o escapamento da minha Shadow 750 por um duplo paralelo com um “miolo” em cada cano. Depois disso soube que essa minha atitude iria, no m¡nimo, descompensar a mistura de gasolina/ar. O que de fato pode acontecer. Faz mal para o motor da moto usar esse tipo de escapamento?
Bruno – Rio de Janeiro, RJ
Cada motor tem uma caracter¡stica diferente, e o sistema de escapamento deve ser corretamente projetado para atender ao uso previsto da motocicleta. Quando se altera o sistema de escape estamos tamb‚m modificando as caracter¡sticas de desempenho do motor podendo diminuir a sua vida £til. A princ¡pio nenhum fabricante recomenda a substitui‡Æo do sistema de escape por outro que com dimensäes e caracter¡sticas diferentes.

Escape
Rodo com uma Fazer 250 uma baita moto at‚ aqui foram 18.000 Km e foi s¢ abastecer e fazer manuten‡Æo, mas surgiu uma duvida, pensei em trocar o escapamento e colocar um esportivo, ai me informaram que isso iria interferir no funcionamento da moto uma vez que ela ‚ inje‡Æo eletr“nica o que ha de verdade ou mentira nisso.
SILVIO – REALEZA PR
Sim, vai alterar as caracter¡sticas de funcionamento do motor e tamb‚m os n¡veis de gases t¢xicos emitidos pelo sistema de escape at‚ porque o escapamento original possui catalisador para reduzir os n¡veis de gases poluentes, como por exemplo, o mon¢xido de carbono.
Cartas t‚cnicas respondidas por: Biagio Ferrari
Instrutor T‚cnico