Há tempos esperamos a ‘moto pequena’ da Harley-Davidson, que anunciou planos para fazer uma 338cc ainda em 2019. No entanto, o projeto ficou parado por algum tempo, sem novas mais informações. Porém, segundo documentos, a moto barata da Harley vai se tornar realidade… e será quase uma ‘cópia’ de uma pequena itaiana! Confira mais detalhes.
Moto barata da Harley – em breve
Embora a Harley-Davidson tenha permanecido em silêncio sobre o projeto nos últimos dois anos, a marca tem trabalhado com os chineses da Zhejiang Qianjiang Motorcycle Co., Ltd. Para quem não sabe, a Qianjiang é uma potência na fabricação de motocicletas e proprietária da marca italiana Benelli.
Juntas, as marcas trabalham na 338R, um modelo de entrada, uma moto acessível vestida pelos emblemas da fabricante americana. Está acompanhada também por um modelo de 500cc. Mas apesar da pequena moto barata da Harley já ser flagrada, não houve sinal ainda de lançamento.
Agora, parece que o atraso no projeto foi, pelo menos em parte, uma questão de burocracia. Isso porque uma empresa de joint venture – criada entre Qianjiang e Harley-Davidson – finalmente recebeu aprovação oficial do governo chinês para fabricar as motocicletas.
Motorização e conjunto italiano
Espera-se que a Harley 338R e a 500R usem versões de dois motores de cilindros paralelos, que já estão em produção em massa. A moto menor de 338cc pode ter uma versão de um motor duplo paralelo, que já é vendido na forma de 300cc – na Benelli 302S e nas formas de 350cc e 400cc sob a bandeira QJMotor.
O propulsor também pode estar relacionado com o gêmeo que alimenta a Benelli Leoncino e a TRK502, na forma de 500cc. Um motor que também foi visto no protótipo da MV Agusta Lucky Explorer 5.5. De fato, a cilindrada de 338 cc – planejada para a Harley – pode ser alcançada combinando o curso curto da versão 300 cc com o grande diâmetro do motor de 500 cc.
Na Harley 338R, o motor pode ser ainda parafusado ao mesmo quadro de treliça usado na Benelli 302S e na QJMotor SRK350 e SRK400. Enquanto isso, a Harley 500 nunca foi anunciada oficialmente, mas já foi fotografada em forma completa passando por testes dinâmicos na China. Está última usa o mesmo chassi da Benelli Leoncino 500 e QJMotor SRV550.
Veja também:
- A novela da pequena Harley-Davidson de 350 cc chinesa
- Relembre 5 modelos que mudaram a história da Harley
- Quem é Kymco, a nova parceira da Harley-Davidson
A moto acessível da Harley pode ser global
Inicialmente, pensava-se que estas máquinas em desenvolvimento ficariam restritas aos mercados asiáticos. Mas há indícios de que os modelos de motos de pequena e média cilindrada da Harley possam ter uma base de vendas mais ampla no futuro.
Isso porque, o conjunto das motos da Qianjiang sob a marca Benelli atendem aos padrões internacionais de emissões, tornando-as as novidades derivadas adequadas para venda globalmente.
Além disso, documentos recentes apontam que os projetos já foram registrados na América do Norte. Agora, só o tempo dirá se de fato veremos em breve um lançamento ou dois!