Publicidade

Uma nova moto Bajaj promete surpreender o mercado em breve. Afinal, não é todo o dia que vemos uma motocicleta movida a GNV. Conheça o projeto que está sendo desenvolvido pela marca em seu país natal, a Índia.

Bajaj terá moto movida a GNV

A Bajaj está trabalhando forte em fontes alternativas de energia – inclusive, já apresentou suas primeiras motos flex no exterior. Além disso, ela quer surpreender o mundo com a primeira moto a GNV, o gás natural veicular.

moto bajaj a gnv

Modelo já foi flagrado em testes e segundo o gerente da marca, Rajiv Bajaj, a empresa adiantou o lançamento para o próximo trimestre

Apesar de informações oficiais serem escassas, o modelo já foi visto em testes pelas ruas da Índia. Assim, a estreia está prevista ainda para 2024 e seu motor deve ter 110 cc ou 125 cc.

Publicidade

Desta forma, a moto será acessível, voltada ao uso em áreas rurais e semi-urbanas. Entretanto, não sabemos se o motor funcionará apenas com GNV ou terá a opção de rodar também com gasolina.

Primeira moto a GNV está confirmada e pode lembrar uma Platina: pequena, leve, 110 cc e barata

 

Barata e ‘verde’

O gás natural veicular é conhecido pela sua relação custo-benefício, em comparação com a gasolina. Desta forma, uma moto movida a GNV seria uma solução barata e limpa frente aos preços dos demais combustíveis.

Publicidade

Segundo a Bajaj, do ponto de vista ambiental, uma motocicleta movida a GNV é menos poluente que um modelo a gasolina. Um modelo a gás liberaria quase 50% menos de dióxido de carbono, 75% menos de monóxido de carbono e quase 90% menos hidrocarbonetos não-metánicos.

Veja também:

motor Bajaj

Ainda se sabe pouco sobre como vai funcionar o motor da nova moto, se será bicombustível ou mesmo sua cilindrada

Uma moto simples e barata

Conforme visto no modelo de teste, da moto Bajaj movida a GNV é uma street simples e popular. Categoria famosa como ‘commuter’ na Ásia. Por isso, parece ter design minimalista, com lâmpadas de halogênio, garfo convencional e monoshock na traseira, além de rodas de liga leve.

Publicidade

Aqui no Brasil a Bajaj oferece três modelos, todos movidos apenas a gasolina. Entretanto, a marca pode lançar no futuro novas motos já com motor flex. Contudo, a moto movida a GNV seria um lançamento pouco provável, diante de questões de legislação e preferências de mercado.

moto bajaj dominar 400

A Bajaj oferece 3 modelos no Brasil e, talvez, em breve tenhamos motores flex por aqui. Já uma moto com GNV enfrentaria uma série de barreiras para ganhar nossas ruas

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]