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Foto: Bitenca

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Olá Bitenca! …sempre, parábens pelo trabalho de vcs!! Poderia me ajudar?? Minha FZ6N ao dar partida e sair andando é perfeita. Mas há um tempo venho observando que ao esquentar e ligar a ventoinha (100°C) ela fica falhando em baixas rotações, principalmente ao sair da imobilização (de 1ª marcha e de vagar, sem acelerações bruscas…). Vou mandá-la na concessionaria, mas gostaria, antes, de ter uma valiosa opinião de vossa senhoria quanto às possiveis causas do problema, de forma a me proteger de qualquer colocação espatafúrdia que, infelizmente, escutamos por aí!!! p.s. gasolina não creio ser, pois abasteço sempre que posso no mesmo posto e a moto apresentou o problema com gasolinas diferentes… pensei ser algo no sitema elétrico (pois fica falhando a aceleração qdo liga a ventoinha) ou injeção eletrônica…. Obrigado! Sucesso sempre! Kenzo, 33, Patos de Minas, MG

R: Kenzo, essa é uma situação meio difícil de me colocar, o que me vem na cabeça é uma condição de baixa energia por causa do alto consumo de corrente da ventoinha, de forma que a injeção chegaria a sofrer queda de voltagem no acionamento dos bicos injetores. Amigo, acho que o pessoal da concessionária na sua região vai ficar meio perdido nessa. Verifique se a coisa piora ao aumentar o consumo de corrente elétrica nessa situação: Acender o farol, buzina, pisca, luz do freio junto com a ventoinha deve piorar. Ao contrário, ventoinha ligada mas todo o resto desligado deve ser uma situação em que as falhas diminuem. Mas pense, se você consegue conviver com o problema, acho que não valeria a pena dar muita importância a ele. Uma tentativa de solução no caminho errado pode ser pior, e ainda: Procure evitar que a ventoinha fique ligada por muito tempo, em trânsito muito lento desligue o motor para não super aquecer. Ao ver que ela ligou procure logo dar um ventinho para refrigerar o motor ou desligue se puder. Essa rotina não é realmente necessária mas ajuda a conservar o motor e diminui a oxidação do óleo em alta temperatura por causa da falta do vento no radiador em marcha lenta. Boa sorte

Foto: Bitenca

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Posso colocar em minha motocicleta Tornado 2005 óleo do motor com as mesmas especificações (SAE 20-50W) de marcas diferentes ? Gustavo, 39, Recife, PE

R: Claro que pode amigo. Apenas tenha certeza de que ele é apropriado para motocicletas 4t, mas procure ficar com uma marca só pois no longo prazo o efeito dele pode ser prejudicado pela mistura dos resíduos de marcas diferentes. Abraços

Há + ou – 20 anos comprei uma agrale elefantré. Gostei muito. Adorava a moto. Só que na época minha atividade exigia uma moto para estrada. Depois de 18 anos sem moto, adquiri uma moto urbana (uma intruder 125) estou bastante feliz com ela. Contudo, nas pequenas escapadinhas que fiz em estrada de chão achei que vibra muito. Portanto pergunto, há alguma moto “custon” que seja adaptada para estrada de chão. (ps. não estou falando de enduro, mas de estrada com alguns buracos) pergunta 2. Quais as outras opções para aliar asfalto, cidade e terra (pref. na faixa das 250) Um abraço Cezar

R: Cezar, infelizmente não posso lhe recomendar o uso de uma moto custom na terra. Ela vai sofrer um bocado e você também. Procure uma moto mesmo que seja street, mais levinha ou o que seria ideal, uma de uso misto. As condições das estradas afetam em muito a pilotagem da moto. Por isso é que existe tanta variação de tipos e especialidades. Como você percebeu a pequena Intruder até que se vira bem numa estrada boa de terra, mas nada mais do que isso.
Boa sorte.

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