Publicidade

A 16ª etapa do Campeonato do Mundo de Moto3™ disputada na madrugada deste domingo no circuito de Phillip Island terminou com fantástica vitória de Miguel Oliveira (Red Bull KTM Ajo), com Efrén Vázquez (Leopard Racing) e o companheiro de equipe do português, Brad Binder, completando o pódio do Grande Prêmio da Austrália.

Miguel Oliveira ainda tem chances de chegar ao título de 2015 da Moto3™

Miguel Oliveira ainda tem chances de chegar ao título de 2015 da Moto3™

Jorge Navarro (Estrella Galicia 0,0), Jakub Kornfeil (Drive M7 SIC) e Romano Fenati (SKY Racing Team VR46) foram os nomes dos seis primeiros, enquanto Philipp Oettl (Schedl GP Racing), Isaac Viñales (RBA Racing), Alexis Masbou (SaxoPrint RTG) e o local Remy Gardner (CIP) fecharam o Top 10.

Na primeira volta Fenati tomou a iniciativa com Oliveira, Vázquez e Loi na cola do italiano, enquanto Stefano Manzi (San Carlo Team Italia) ia ao chão.

Publicidade

McPhee, Kornfeil, Navarro e Kent também rodavam no primeiro grupo, com Kornfeil a passando para segundo, atrás de Oliveira e Vázquez. Fenati respondia e retomava de novo a líderança no início da terceira volta, com as ultrapassagens se sucedendo em ritmo frenético. Enquanto isso, Bagnaia ganhava posições para chegar a quarto com a melhor da volta da corrida até então.

Cinco voltas depois, o grupo da frente era composto por dez pilotos, com Oliveira à frente e seguido de imediato por Fenati, Vázquez e Bagnaia. Com o passar das voltas Joan Mir (Leopard Racing), substituto de Hiroki Ono correndo entre os primeiros, Juanfran Guevara (Mapfre Mahindra Aspar) e John Mcphee (SaxoPrint RTG) viam a corrida terminar mais cedo com quedas.

A luta pela liderança continuou então com Binder a marcar o ritmo à frente de Kent, Hanika, Navarro, Bagnaia e Oliveira logo atrás no que era então de grupo de sete pilotos que tinha logrado curta vantagem sobre o resto do pelotão.

Contudo, pouco depois surgia o primeiro grande susto de Kent, que foi tocado por traz por Bagnaia. O italiano acabou por ir ao chão, mas conseguiu voltar à corrida em 16º, isto enquanto o outro candidato ao título, Bastianini, recuperava-se desde a 29º do grid para chegar a estar em sétimo, resultado que o deixava de fora da corrida ao título e que o obrigava a dar continuidade a uma recuperação épica. Hanika foi o nome que se seguiu a passar pela primeira posição na 12ª das 23 voltas, alegria que durou pouco com o piloto caindo logo em seguida e o colega de equipe Binder recuperando a liderança.

Publicidade

Com as emoções à flor da pele, o momento da corrida que pode muito bem vir a ser o da decisão do título, surgiu pouco depois com a queda conjunta de Antonelli, Kent e do rival Bastianini. O britânico passou Antonelli que, ao ter de levantar a moto por não ter espaço por onde prosseguir o caminho, acabou provocando o incidente. Em decorrência disto, as possibilidades de Kent garantir já o título dependiam de Oliveira ficar fora do pódio.

O grupo da frente, com Vázquez, Navarro, Oliveira e Fenati, rodava então isolado numa emocionante luta pela vitória depois de Binder ter ficado para trás, a um segundo de distância. O piloto ainda conseguiria juntar-se a eles pouco depois. Quem lhe seguia o exemplo era Kornfeil, que a quatro voltas do final entrou para o grupo para lutar pela vitória.

Na última volta todos davam o máximo, mas foi Oliveira quem acabou por ver a bandeira quadriculada por primeiro, à frente de Vázquez, Binder, Navarro, Kornfeil e Fenati, para conquistar a quarta vitória da temporada e converter-se no único piloto que pode impedir Kent de conquistar o título quando faltam apenas duas corridas para o final da temporada.

Miguel Oliveira: “Acabei de saber que ainda tenho chances no campeonato. Nem consigo acreditar na loucura de corrida que acabamos de viver. Dei conta que o grupo da frente não era muito grande e relaxei um pouco, mas queria mesmo acabar nas duas primeiras posições. Nas últimas voltas mantive um pouco de distância e consegui defender a minha posições. Estou muito contente pela equipe e por esta grande vitória”.

Publicidade

Situação do campeonato de Moto3™ faltando apenas duas etapas:

Moto3_campeonato_18_10

Banner GP Dorna