Publicidade

Não é novidade que a motocicleta é um sinônimo de adrenalina. Porém, alguns pilotos precisam de uma dose ainda maior de emoção sobre duas rodas. Esse é o caso do motociclista suiço Jiri Za, que quebrou o recorde de maior altitude alcançada com uma moto! Para isso, ele escalou o vulcão mais alto da América Latina, no Chile.

A ideia de escalar superfícies de montanhas em cima de uma moto requer mais do que apenas habilidade para pilotar nesse tipo de terreno. Além dos perigos evidentes de quedas e possíveis acidentes, o frio e a altitude são obstáculos a serem quebrados. Por isso, a moto precisa de adaptações para suportar a subida nessas condições de solo.

 

Publicidade

Motociclista suiço quebra o recorde mundial em vulcão

O motociclista suiço Jiri Zak já é um veterano na modalidade de escalada. Em 2020, por exemplo, o piloto já havia marcado o recorde mundial de altitude, que existia desde 2015. A saber, a marca pertencia a Gianfranco Bianchi. Na ocasião, o chileno escalou o maciço vulcânico, a uma altura de 6.472 metros.

Foi então que em 2020, a bordo de uma Yamaha WR 450F, modificada, Zak escalou a montanha mais alta do Chile. A montanha chamada de ‘Ojos del Salado’, (olhos salgados) está a 6.893 metros acima do nível do mar. O motociclista suiço teve de atravessar por dois glaciais para atingir a altura de 6.546 metros e assim, reposicionar o recorde mundial.

motociclista suiço

Jiri Zak ao lado da Yamaha WR 450F

Porém, como já sabemos, a paixão por motocicletas exige uma dose de adrenalina seja cada vez maior. Jiri Zak já tinha a pretensão de buscar uma nova marca mas, devido às restrições da pandemia, esse projeto adiou até o final de 2021, quando o Chile reabriu as fronteiras para turistas.

Publicidade

Piloto suiço busca ultrapassar o próprio recorde

Jiri Zak

Sendo assim, a nova empreitada exigia também uma nova motocicleta. A KTM 450 EXC – F (modificada), viajou da Suíça até o Chile para a nova tentativa. O motociclista conseguiu permissão para acampar em Laguna Verde, onde daria início à preparação. Logo após se instalar próximo às redondezas do vulcão, o piloto aproveitou o tempo para treinamentos e aclimatação de altitude.

KTM 450 EXC-F Sixdays, ao fundo o vulcão ojos del salado, o objetivo dessa expedição

Após um percurso muito difícil de terreno coberto com neve, areia e lugares de difícil acesso com a motocicleta. Jiri Zak registrou todos os detalhes da expedição em um diário.

Publicidade

“Tive então uma boa surpresa. Chegando ao cume da montanha onde já estava, acabo na ampla bacia praticamente seca do glaciar de Ojos. Senti a KTM entrar na areia fofa sem problemas, mas não podia errar nesta área já deserta e solitária a uma altitude de cerca de 5.000 metros acima do nível do mar”, disse o aventureiro.

motociclista suiço

Portanto, ao final do percurso, Zak atingiu o novo recorde de 6.646 metros de altitude sob o vulcão ojos del salado, no Chile. A nova marca supera a anterior em 100 metros de altura. Aparentemente pode parecer pouco, mas deve-se levar em consideração as dificuldades extremas de clima e até respiração, encontradas a mais de 6 mil metros de altura.

motocilcista suiço

Equipamento registra a altura de 6.646 metros, o novo recorde mundial

Veja também:

Recorde mundial registrado no Guinness Book

A expedição do motociclista suíço cumpriu com todos os pré requisitos do livro dos recordes, o Guinnes Book. Sendo assim, para os que sonham em seguir os passos do motociclista suíço, saibam que não é uma tarefa fácil, mas que certamente vale a pena para quem tem aventura no DNA.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.